Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Comissão da Indonésia vem a Rondônia avaliar rebanho bovino


 
Uma comissão técnica pecuária, integrada por representantes do Ministério da Agricultura da Indonésia, estará no município de Vilhena nesta quarta-feira (7) para avaliar a qualidade do rebanho bovino no Estado e as condições de trabalho dos frigoríficos locais. 
 
A perspectiva é que seja fechada uma grande transação comercial para a exportação de carne de Rondônia para esse país.

Nesta missão veterinária será observada a qualidade sanitária da carne brasileira e o sistema de controle de vacinação contra febre aftosa do Idaron. Apenas os produtores e frigoríficos dos estados com Certificado Sanitário Internacional (CSI) e certificado de ausência de febre aftosa poderão exportar a carne. Como a Indonésia é um país predominantemente mulçumano será necessário também o cumprimento de outras exigências, como o tipo de corte e embalagem da carne. O abate de animais é denominado “Halal” e é o método exigido pela religião islâmica, praticada por 80% dos indonésios.

Além do estado de Rondônia, a comissão visitará ainda os estados do Pará, Goiás e Mato Grosso. “A Indonésia pretende importar 400 mil toneladas de boi vivo e 50 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil. Entre as exigências estão a sanidade animal, frigoríficos com padrão internacional e autorização para exportação já concedida pelo Ministério da Agricultura e que estes frigoríficos autorizados e certificados produzam e embalem a carne nos moldes que a religião mulçumana exige, e Rondônia possui todas estas especificações”, explicou o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, que estará recepcionando os indonésios durante a visita em Vilhena.

A comissão, que conta com quatro técnicos e um tradutor, também está sendo acompanhada pelo embaixador do país no Brasil, Bali Moniaga. Em Vilhena, a missão será recepcionada pelo presidente do Idaron, Augustinho Pastore, lideranças políticas e empresarias no Estado. Lá eles assistirão uma palestra e conhecerão um frigorífico local, que atende às exigências internacionais. “Rondônia é um grande produtor de carne bovina, possui um rebanho de 12 milhões de cabeças de gado e está livre da febre aftosa. Os técnicos encontrarão ótimas condições para que a nossa carne seja exportada para mais este país”, afirmou o governador Ivo Cassol, ao saber da visita dos indonésios. Cassol não poderá recepcioná-los porque estará no Palácio do Planalto, em Brasília, para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, como convidado da Presidência da República, compromisso anteriormente assumido pelo governador.
 
Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

No recente evento de instalação da Bancada do Norte em Brasília, a Deputada Federal Cristiane Lopes se destacou ao ressaltar a importância estratégi

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

As obras do programa Tchau Poeira, que visam melhorar a infraestrutura de diversos bairros em Porto Velho, estão enfrentando um impasse preocupante.

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Buscando a efetiva aplicação da Lei nº 4.993/2021, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou um Requerimento (1086/2024) ao Governo

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)