Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Gente de Opinião – 16 anos


Gente de Opinião – 16 anos  - Gente de Opinião

Tive a honra de participar – e dar meus palpites – do processo de criação do site Gente de Opinião, que exibe vitalidade ao completar 16 anos. Uma eternidade, se considerados os padrões relativos do espaço/tempo no universo virtual.  Tamanha longevidade há que ser comemorada não por ter conseguido manter-se no ar por tanto tempo, mas por ter adquirido respeito e credibilidade junto ao público leitor. Coisa para poucos. Muito poucos.

Credibilidade, afinal, não é mercadoria de mercado. Ela é conquistada e somente se mantém se permanentemente cativada e cuidadosamente nutrida com atitude, respeito, dignidade, compromisso, perseverança e muito trabalho. As atitudes do cotidiano é que vão demonstrar isso ao público leitor - rigoroso observador e fiscal – sentenciava o educador, intelectual e filósofo canadense Marshall McLuhan (1911 -1980).

Gente de Opinião foi gestado nos encontros rotineiros, mantidos nos finais de tarde por personalidades dessemelhantes da imprensa rondoniense, na sede da Ampla Publicidade, de Glênio Tonon. Tomou forma e se encorpou em reuniões realizadas na casa do saudoso amigo Paulo Corrêa, quase como complemento de um programa de TV homônimo, de vida breve e efêmera em algumas edições na SicTV.

Gente de Opinião – 16 anos  - Gente de Opinião

Mas o site se consolidou, especialmente por oferecer ao público exatamente aquilo que o destaca hoje: o convívio democrático, respeitoso e digno de opiniões díspares, sempre focado em favor da vida e por jamais conceder protagonismo à morte no material publicado. Tanto assim que nunca admitiu a publicação de noticiário policial e violência que tanto amesquinham e atraem substanciosa parcela da sociedade dita atual.

Gente de Opinião buscou desde sempre oferecer credibilidade e liberdade de expressão. Mas seu grande e seleto grupo de articulistas nunca se afastou da consciência de que o direito à livre manifestação, estatuído no artigo 5º da Constituição, não é absoluto, pois que limitado pelo direito alheio. Os colaboradores de Gente de Opinião seguem essa afinação, ao oferecer àquela parcela do público que não se envergonha da própria alfabetização a oportunidade de ler e pensar. 

Gente de Opinião está de parabéns e merece aplausos também por isso.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

Lula está certo ao cobrar dos ministros a lembrança de que há um governo central no comando dos diversos órgãos da administração. E que embora cada

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

“As pessoas precisam entender que, em grande parte das vezes, a fratura do fêmur ou quadril em idosos não é causada por uma queda. Em muitos casos é

Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais  10 mil casas em novo assentamento

Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais 10 mil casas em novo assentamento

A citação do holocausto por Lula foi equivocada. Ele acertou ao declarar que o povo judeu, vítima da aniquilação nazista, não pode aplicar tratament

Número de abortos no Brasil ultrapassa um milhão por ano, segundo a OMS

Número de abortos no Brasil ultrapassa um milhão por ano, segundo a OMS

Comovente depoimento do designer gráfico Thiago Berardi, em bem elaborado vídeo que circula nas redes. Ele condena o STF, onde considera não haver v

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)