Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

BANDA DO VAI QUEM QUER: 29 ANOS DE ALEGRIA


   
A Banda do Vai Quem Quer, o maior bloco carnavalesco do norte brasileiro chega aos 29 anos tornando o Carnaval de Porto Velho o mais concorrido da região amazônica. Desde a sua criação em 1980, a Banda, sai no sábado, abrindo oficialmente o carnaval da capital de Rondônia, arrastando dezenas de milhares de foliões pelas ruas e avenidas da cidade. Manoel Costa Mendonça, o MANELÃO, um de seus idealizadores fala com orgulho destes 29 anos.

"A Banda surgiu como uma forma de protesto pela falta de apoio por parte dos organismos oficiais e pelo fato de que na época o carnaval da cidade se resumia aos bailes de salão nos clubes e, ao desfile das Escolas de Samba. Durante uma acirrada discussão no tradicional bar do Casemiro, depois de uma cervejada, surgiu a idéia da Banda". Manelão, era o "REI MOMO" do Carnaval.

Ele e sua corte composta pelos súditos: O saudoso Cláudio Carvalho, Silvio Santos,(Zé Katraca), Evemar Mesquita, Antonio Edson(Nene),o jornalista Paulo Queiroz, Narciso Freire, Emil Gorayeb Filho (Emilzinho), Eliana e Lica, se rebelaram e fundaram a Banda do Vai Quem Quer. Coube ao compositor e intérprete Silvio Santos, juntamente com Manelão, criar o Hino oficial da Banda que é cantado entusiasticamente por milhares de foliões durante o desfile. A partir dai, Manelão deixou de ser o Rei Momo para tornar-se o "GENERAL DA BANDA", como é carinhosamente chamado pelos amantes da Banda.

Durante 29 anos à frente da Banda, o "General", diz ter cumprido com a sua missão. Manelão vai se despedir da Banda e passar o comando para sua filha Ciça que sempre o acompanhou ao longo destes anos. Orgulhoso, Manelão diz que muitas histórias de amor começaram na Banda, e outras tantas, se desfizeram na Banda.

Ao longo de sua existência, a Banda tem levado para a avenida, a irreverência, através de temas satirizando as mazelas dos nossos políticos e administradores. Com certa ponta de tristeza e revolta, Manelão afirma "Não foi fácil. Sofri toda sorte de perseguição, por parte de políticos, religiosos e até mesmo do judiciário. Mas, valeu a pena. Se necessário fosse; começaria tudo novamente".

Como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao carnaval de Rondônia, o bloco carnavalesco "GALO DA MEIA NOITE" homenageia este ano, o "General da Banda". O Galo vai para a avenida levando o enredo:"SEU MANELÃO, EU QUERO MAIS UM DIA, UM SÁBADO SÓ É POUCO" de autoria do radialista e apresentador de tv, Léo Ladeia; Chico Rangel, empresário e apresentador de tv e, João do Vale, pecuarista e presidente da Expovel. Justa homenagem ao eterno "GENERAL DA BANDA". CLIQUE E LEIA O BLOG DO BENI ANDRADE.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) que acontece de 20 a 24 de maio, no Cen

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)