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Política

Associação Comercial apóia mudança de local da construção da ponte no Madeira


 

A Associação Comercial de Rondônia, a mais antiga entidade representativa do setor produtivo do Estado, tem posição definida quando o assunto é o porto ou a ponte interligando os dois lados do Rio Madeira.

“É um absurdo se pensar em continuar o porto aonde se encontra atualmente e, também, em construir uma ponte no bairro da Balsa”, disse o presidente da entidade, Wanderlei Oriani.

“Estamos encaminhando documentos a todos os setores responsáveis pelo gerenciamento público e privado do Estado, para que venham se somar à proposta para tirar o porto da região onde se encontra hoje e, ainda, não apoiar a construção de uma ponte na região urbana da capital”, frisou.

Para o líder empresarial, este é o momento certo para conseguir tanto o porto quanto o anel viário e a ponte fora da área urbana da capital. “Se não conseguirmos isso até ano que vem, será muito difícil reverter a situação depois”, ele sentencia, citando a “boa vontade do presidente Lula e do ministro (dos Transportes) Alfredo Nascimento, direcionando recursos grandes, através do PAC, para Porto Velho”.

“A melhor proposta é fazer o anel viário à altura do hospital das Marcelinas e daí chegar ao Porto Chuelo, onde se construa um porto e também a ponte. Com isso vamos tirar da zona urbana da capital mais de 800 carretas e caminhões por dia, desafogando muito a circulação de veículos”.

Wanderlei Oriani tem números, fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal, mostrando o aumento da violência no trânsito da avenida Jorge Teixeira, cujo trecho federalizado é um dos cinco de maior índice de acidentes dentre as rodovias federais brasileiras.
“Em todo o ano de 2008 tivemos 169 acidentes com vítimas, uma delas fatal, na Jorge Teixeira. Este ano, e ainda não acabou o quarto mês de 2009, já são 69 registros, representando mais de 50%. Tivemos 180 feridos mos acidentes de 2008. Já nesses quase quatro meses de 2009 chegamos a 100 casos, o que é mais uma amostra da importância de não se permitir a construção de uma ponte no bairro da Balsa, e fazer porto e ponte 10 quilômetros rio abaixo”, diz o presidente Wanderlei Oriani.

Fonte: Carlos Araújo – Mtb 162-RO

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