Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Assembleia Legislativa de Rondônia abre ano legislativo com participação virtual de deputados e autoridades

Sessão contou com a presença remota do governador Marcos Rocha


Assembleia Legislativa de Rondônia abre ano legislativo com participação virtual de deputados e autoridades - Gente de Opinião

Realizada de modo presencial e virtual, sessão na tarde desta terça-feira (23), marcou a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. O deputado Jean Oliveira (MDB), 1º vice-presidente da Casa, comandou a sessão, que teve a participação remota de autoridades, em razão dos cuidados com a pandemia do novo coronavírus.

Em quarentena, após ser contaminado com o coronavírus, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), participou virtualmente da sessão, que foi transformada em Comissão Geral, e iniciada com um minuto de silêncio em homenagem ás vítimas da covid-19.

Governador

De forma remota, o governador Marcos Rocha (sem partido) afirmou que é com imensa satisfação que participa da sessão de abertura dos trabalhos do legislativo estadual, com votos de pleno restabelecimento de saúde ao presidente da Casa, deputado Alex Redano (Republicanos) e do deputado Alan Queiroz (PSDB), ambos positivados para a Covid-19, bem como desejou boas vindas a todos os deputados.

Em seu discurso, o governador destacou a importância do trabalho em conjunto de todos os poderes constituídos no estado, que tem resultado em importantes conquistas para o desenvolvimento de Rondônia e fez um breve balanço dos investimentos feitos pelo executivo estadual nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura e segurança pública, com destaque para os trabalhos de combate à pandemia do Covid-19.

De acordo com o governador, o trabalho desenvolvido na saúde neste último ano, com transparência e investimentos feitos na aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, Hospital de Campanha e medicamentos elevam Rondônia a posição de destaque, mostrando que o Estado está trabalhando focado no combate à pandemia, com o objetivo maior de salvar vidas.

Com relação ao ano que inicia, o governador Marcos Rocha voltou a falar da importância do trabalho conjunto de todos os poderes, para que os trabalhos continuem focados no combate à pandemia de Covid-19, sem esquecer dos demais setores, com medidas necessárias para a manutenção da máquina pública, garantindo o desenvolvimento e o bem estar da população.

Ao encerrar a sua participação na solenidade de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador desejou a todos um ano de trabalho e muitas conquistas em prol da população de Rondônia.

Tribunal de Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Paulo Kiyochi Mori parabenizou a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, afirmando que a pandemia do coronavírus obriga todos a um novo modelo de trabalho. Ele destacou que este é o momento de utilizar recursos, compartilhando ferramentas, conhecimento e estrutura em benefício da população. Ele também desejou pronta recuperação ao presidente do Legislativo, deputado Alex Redano (Republicanos).

Tribunal de Contas

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Curi Neto, ressaltou que o momento é de grande desafio para as instituições, em vista da pandemia, que vem colocando grande pressão nas políticas públicas estaduais. Segundo ele, o Tribunal de Contas está elaborando seu planejamento estratégico para o período 2021-2025, e destacou que o eixo de maior preocupação é o da educação pública.

Paulo Curi reconheceu que o Governo do Estado vem se esforçando para lidar com o tema, mas a situação é complicada. Ele pediu que todas as autoridades deem uma atenção especial para o tema, pois a pandemia deve gerar um déficit e uma evasão escolar muito grande no estado. Ele ressaltou a importância de um esforço concentrado das instituições para adoção de medidas que possam permitir o retorno às aulas, bem como a necessidade de priorizar a vacinação dos profissionais de educação.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)