Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Ações preventivas para proteger plantações de cacau e cupuaçu são ouvidas em comissão da Alero

Idaron atende pedido da deputada Cláudia de Jesus para esclarecer sobre a doença monilíase.


Cacau e cupuaçu com monilíase (Divulgação - Secom - Governo Federal) - Gente de Opinião
Cacau e cupuaçu com monilíase (Divulgação - Secom - Governo Federal)

Durante a reunião da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), na última terça-feira (26), representantes de diversos órgãos prestaram esclarecimentos cruciais sobre as medidas preventivas adotadas para evitar a entrada do devastador fungo Moniliophthora roreri, conhecido como monilíase, em território rondoniense. O pedido de ação imediata foi feito pela deputada Cláudia de Jesus (PT), preocupada com os prejuízos que essa praga poderia causar aos produtores de cacau e cupuaçu em Rondônia.

"É fundamental o diálogo com autoridades no assunto, comprometidas em enfrentar os desafios que ameaçam o setor agrícola e a importância da cooperação entre governo, produtores e instituições de pesquisa para garantir a saúde das plantações e a prosperidade da agricultura em Rondônia", ressaltou a deputada.

A reunião contou com a presença do presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Júlio César Rocha Pere, o secretário da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo e representantes da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca e da Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O presidente da Idaron explicou que, um mês antes do alerta emitido pelo Ministério da Agricultura sobre a ameaça da monilíase, o estado de Rondônia tomou a iniciativa de fechar suas fronteiras para a entrada de frutas e materiais propagativos de cacau e cupuaçu. Essa medida foi baseada nas informações sobre a situação no estado vizinho, o Acre.

Julio Cesar enfatizou a importância das ações de proteção empreendidas pela defesa sanitária, destacando o papel central desempenhado por essa agência na preservação do patrimônio agrícola do estado e na promoção do bem-estar da população. Ele ressaltou que, embora a defesa sanitária possa ser vista como um obstáculo em algumas situações, é fundamental compreender o protagonismo e a diligência com que a agência trabalha para proteger os interesses do estado.

O gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira, esclareceu que medidas de prevenção, como a fiscalização rigorosa do trânsito de hospedeiros da monilíase, inspeções regulares em propriedades agrícolas e programas de educação sanitária, já vêm sendo implementadas desde 2013. Essas ações foram reforçadas após a detecção da praga no Acre, visando a impedir sua disseminação para Rondônia.

A Ameaça da Monilíase

A monilíase é uma doença altamente destrutiva que afeta as plantações de cacau e cupuaçu, causando sérios danos à produção e à economia local. Portanto, as medidas proativas adotadas pelo estado de Rondônia, em colaboração com diversas instituições, são fundamentais para proteger a agricultura e preservar a segurança alimentar da população.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou, na tarde desta segunda-feira (07), um Seminário Estadual para discutir o ‘Plano Nacional de

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)