Porto Velho (RO) sábado, 4 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Parlamentares condenam fechamento de escola itinerante



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) presidiu a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, realizada nesta terça-feira (14), para tratar do fechamento da escola itinerante do MST no Rio Grande do Sul.

O encerramento das atividades escolares prejudicou cerca de 600 alunos da pré-escola, do ensino fundamental e de alfabetização do estado gaúcho.

Em sua fala, Fátima prestou solidariedade aos alunos da escola gaúcha e alertou que em outros estados ocorrem fatos similares. "Em Rondônia, não é muito diferente. O governo estadual criminaliza o Movimento Social e o estado se recusa a fazer parcerias com o governo federal para melhorar a educação rondoniense", frisou a senadora. 

A coordenadora de educação do MST, Maria Cristina Vargas, protestou pelo fechamento da escola, proposto pela governadora Yeda Crusius e acionado pelos promotores Benhur Junior e Luís Felipe do Ministério Público do Estado. "É lamentável que uma escola seja fechada. Todos nós ficamos chocados com isso", disse Maria.

O representante do Ministério da Educação, André Lázaro, disse que o MEC está vendo essa questão. "A prioridade do Ministério é colocar os direitos das crianças em primeiro lugar. O resto tem que se acomodar a esse direito", destacou Lázaro.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse estar constrangido com esse desrespeito às crianças. O parlamentar lembrou que Yeda, a exemplo de outros governadores, também entrou com a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir o pagamento do Piso Nacional dos professores de R$ 950. Mas por maioria, os ministros negaram no fim do ano passado o pedido dos governadores. "Veja o nível de preocupação da governadora com a educação", disse Paim.

De acordo com o senador, que leu uma declaração do promotor em que ele volta atrás na sua decisão, essa é uma ação isolada de um setor do Ministério Público Estadual.

Para a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) "isso que aconteceu no Rio Grande do Sul é um desrespeito total com o aluno. Temos que encontrar uma saída para esse problema", disse.

Proposta pelos senadores Paim, Fátima e Serys, a audiência pública foi realizada conjuntamente com a Comissão de Educação do Senado. 

Também participaram os senadores José Nery (Psol-PA), Flávio Arns (PT-PR), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Augusto Botelho (PT-RR) e a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).     

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)