Porto Velho (RO) domingo, 5 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Frigorífico em Abunã é tema de discussão no governo estadual


 
Visando discutir a construção do frigorífico Frigonosso Ltda, que está sendo motivo de embargo pelo Ministério Público Estadual, através de processo em tramitação na justiça, uma audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (05), no distrito de Abunã, a cerca de 210km de Porto Velho. No encontro, autoridades debateram com a comunidade o real conhecimento sobre a compensação tanto econômica quanto ambiental que a indústria trará para a região.

Com a participação do governador Ivo Cassol; do senador Expedito Jr; do secretário de Estado do Meio Ambiente, Cletho Muniz de Brito; do presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos; dos deputados estaduais, Maurinho Silva Ribamar Araújo, Miguel Sena, Valter Araújo e Luiz Cláudio, além do empresário sócio-proprietário do Frigorífico Nosso Ltda, Dino Olsen e Orestes Muniz, advogado do empreendimento que está em fase de construção no distrito.

Durante seu pronunciamento, o governador Ivo Cassol indignado com a situação criticou a atuação da justiça no caso. Em sua opinião, quando se trata do desenvolvimento do Estado de Rondônia sempre aparece algum órgão pra ir contra mesmo que as coisas caminhem dentro da legalidade.

Sobre o principal questionamento da justiça para paralisação da obra (que alegou estar dentro do território federal e muito próximo do rio Madeira), Cassol foi taxativo ao afirmar que não vai permitir que uma indústria não se instale aqui gerando emprego e trazendo inúmeros benefícios para região e para o estado por conta de algumas pessoas que não querem o desenvolvimento.

O governador questionou o fato de as usinas hidrelétricas do Madeira que vão gerar emprego por tempo determinado serem aprovadas, mas um empreendimento desse porte (frigorífico) que terá atividade enquanto tiver gado na região seja embargado. “Se autorizaram a construção das usinas, por que não autorizar a construção do frigorífico?”, questionou indignado Cassol para depois acrescentar, “Não queremos a depredação do meio ambiente e sim apenas fazer investimentos, dentro da legalidade, que vão beneficiar nossa população”, finalizou.

Durante a reunião, Orestes Muniz, questionou o tratamento que o Ministério Público está dando para região. Ele explicou que fato da indústria ser altamente poluidora, levou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sedam, a realizar estudo de impacto ambiental, recebendo o aval da Secretaria para a continuação da obra, tendo em vista, as compensações que serão implantadas na região e a preocupação com a fauna e flora que não deverão ser afetadas. “As técnicas que serão implantadas no empreendimento visam diminuir o impacto ambiental dentro daquilo que a lei permite, além das medidas compensadoras sem causar prejuízos a fauna e flora”, explicou o advogado.

O senador Expedito Junior, um dos defensores da construção, fez duras críticas tanto ao Ministério Público Estadual quanto ao Federal pela morosidade com que está tratando a situação. De acordo com ele, apesar da construção estar seguindo dentro da legalidade, os dois órgãos estão tentando atrapalhar a construção do empreendimento e assim impedindo o crescimento da região. “Sou a favor da implantação das indústrias e do emprego para nossa população”, acrescentou o senador, que se colocou à disposição no Senado Federal para viabilizar a obra.

Presente na reunião, Neodi Carlos, presidente da Assembléia Legislativa, também questionou a suspensão das obras pelo MP/RO e se mostrou indignado com a situação. Neodi, em nome dos demais deputados presentes, colocou a casa de leis à disposição e garantiu trabalhar para que as obras do frigorífico possam ser concluídas.

Participaram ainda da reunião, o prefeito do município de Guajará –Mirim, Atalíbio, o vereador de Porto Velho, Bengala e demais técnicos da Sedam.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)