Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Brasil

A farsa do complô estrangeiro sobre florestas do Brasil vem dos anos 1950


Morro do Diabo, no município paulista de Teodoro Sampaio, região do Pontal do Paranapanema - Gente de Opinião
Morro do Diabo, no município paulista de Teodoro Sampaio, região do Pontal do Paranapanema

A lengalenga do complô internacional para dominar florestas brasileiras não é recente nem começou com a Amazônia. Em um ótimo artigo no Blog da Companhia das Letras, o jornalista Claudio Angelo lembra a campanha de desinformação desencadeada nos anos 1950 para justificar a devastação dos remanescentes de Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema. 

Na época, o fantasma era a multinacional petroleira Standard Oil, que estaria defendendo a criação de uma reserva florestal no extremo oeste do estado de São Paulo para impedir brasileiros de explorar uma suposta rica jazida de petróleo.

A principal fonte de Claudio Angelo é o magnífico livro A ferro e fogo: A história e a devastação da Mata Atlântica brasileira (1995), do historiador norte-americano Warren Dean (1992-1994). Além da fictícia conspiração estrangeira, a história teve também grileiros de terras apoiados pelo governo estadual, inclusive com anulação, pelo governador Adhemar de Barros (1947-1951), de decretos de criação de áreas protegidas.

A esta altura, a história já deve parecer familiar. Nas palavras do jornalista:

O espantalho do complô estrangeiro, brandido pelo presidente e seus áulicos, e a súbita preocupação do atual ministro do Meio Ambiente com a pobreza dos amazônidas, são parte de um script antigo. Nós já sabemos como o filme termina. A Mata Atlântica foi reduzida a 12% de sua cobertura original. O Pontal do Paranapanema foi entregue aos grileiros, desmatado até o último toco e depois tornou-se um bolsão de pobreza e violência no campo no Estado mais rico do país. Como a história é cheia de ironias, o ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, que hoje contemporiza com grileiros e madeireiros na Amazônia, lançou-se candidato a deputado prometendo balas de fuzil contra o MST – movimento que ganhou corpo no caos social induzido pelo desmatamento no Pontal.

Logo no início de seu livro O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte (1851-1852), ao comentar a afirmação de Friedrich Hegel (1770-1831) de que os fatos históricos se repetem, Karl Marx (1818-1883) escreveu: “E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. Cada vez mais me convenço de que muitos desses fatos já foram farsas na primeira vez.


Leia o artigo “Para entender a crise ambiental brasileira”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Povos indígenas da Amazônia apresentam proposta de NDC com ações climáticas para a COP30

Povos indígenas da Amazônia apresentam proposta de NDC com ações climáticas para a COP30

Autoridades e lideranças indígenas dos nove países da Bacia Amazônica apresentaram uma proposta de NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) in

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

 O resultado do concurso para perito médico federal foi divulgado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 23 de junho. A lista traz 768 ca

Projeto criado para combater Fast e Beauty Burnout no segmento dermatológico é lançado em São Paulo

Projeto criado para combater Fast e Beauty Burnout no segmento dermatológico é lançado em São Paulo

São Paulo acaba de ganhar a Slow Clinic, espaço comandado pela Dra. Silvia Zimbres, referência mundial em medicina estética, que aposta na desaceler

Brahma marca presença em mais de 60 eventos na preparação para o Festival de Parintins 2025

Brahma marca presença em mais de 60 eventos na preparação para o Festival de Parintins 2025

A Brahma segue ampliando sua conexão com a cultura amazônica e, nesta edição da Temporada Bovina, leva sua já reconhecida Brahmosidade a uma verdade

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)