Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

TCE e Polícia Civil firmam acordo para cooperação


Foi assinado, nesta quarta-feira (27), termo de cooperação entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Polícia Civil (PC). O acordo formaliza o esforço das instituições visando fortalecer sua atuação no enfrentamento ao desvio de recursos públicos e no combate aos crimes contra o erário.

Com prazo de vigência ao longo deste ano, podendo ser prorrogado conforme interesse, oportunidade e conveniência das instituições, o documento foi assinado pelo presidente do TCE, conselheiro José Euler, e pelo secretário Marcelo Bessa, titular da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec), pasta à qual a PC está integrada. Ato de assinatura contou com a presença de membros do Tribunal de Contas e de gestores e diretores da PC.

O termo estabelece que, ao longo de sua vigência, o TCE e a Polícia Civil promovam a conjugação de esforços visando a ampliação de ações conjuntas direcionadas à obtenção de maior eficácia e racionalidade nos procedimentos relacionados à apuração e repressão a eventuais irregularidades ou ilegalidades praticadas no âmbito da administração pública, desde que configurem ilícitos penais de atribuição investigativa da PC.

Outro objetivo proposto é a troca de informações, documentos, ferramentas tecnológicas, experiências e conhecimentos, objetivando o desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesse comum, assim como a participação de servidores em cursos ou treinamentos realizados pelos órgãos.

BENEFÍCIOS

Durante a assinatura do convênio, o conselheiro José Euler ressaltou os benefícios que o acordo trará para as instituições, já que possibilitará maior racionalização e otimização de procedimentos e atividades, através da soma de “expertises” e do compartilhamento de boas práticas e de ações em comum, resguardadas, obviamente, as esferas de competência de cada instituição.

Também os conselheiros Paulo Curi, Edílson de Sousa e Valdivino Crispim abordaram a importância do fortalecimento e da aproximação dos órgãos que compõem o aparato estatal, notadamente os de controle, fiscalização e defesa do patrimônio público, como é o caso do TCE e da PC, visando inibir a prática de delitos e infrações contra o erário.

Já o secretário Marcelo Bessa falou da expectativa de que a conjugação de esforços entre TCE e a Polícia Civil, materializada na assinatura do acordo, frutifique em ações voltadas à defesa do interesse público, destacando a relevância da união entre as instituições na realização de investigações e operações de repressão e combate à corrupção e aos atos de improbidade administrativa.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)