Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Sergio Pires: Federais já apreenderam mais de três mil quilates de diamantes


 Gente de OpiniãoDesde que se iniciou a Operação Reserva Roosevelt, com a Polícia Federal tentando combater o tráfico e contrabando de diamantes das terras que pertencem aos índios Cinta-Larga, em Espigão do Oeste, nada menos do que 3 mil quilates de pedras brutas foram apreendidos. Só nessa semana mais dois contrabandistas foram presos, com 161 quilates de diamantes extraídos ilegalmente da reserva. Os federais fazem todo o possível para impedir que as riquezas de Rondônia sejam levadas daqui para fora, enriquecendo ladrões, patrocinando o crime organizado e fazendo aumentar as fortunas de milionários em vários países. Nós, rondonienses, é claro, não ficamos com nada.
 
Os olhos dos contrabandistas se iluminam quando eles põe nas mãos os diamantes de alta qualidade que existem em profusão nas terras indígenas. O Governo Federal tem que investir pesado, mantendo grandes equipes para impedir a entrada ilegal de garimpeiros e a venda das pedras, que saem daqui a preços insignificantes para chegar ao mercado internacional valendo fortunas. De vez em quando, conflitos entre os Cinta-Larga e os invasores acaba em extrema violência, como o caso de abril de 2004, quando 29 garimpeiros foram trucidados pelos índios dentro da Reserva.

Não é então de se perguntar porque não se caminha para o óbvio, organizando o garimpo, instalando agência de um banco oficial na região para receber as pedras, dando aos índios parte importante do que é retirado da área, e, apenas, por pessoas credenciadas? Será que manter a situação como está resolver alguma coisa? Porque embora 3 mil quilates de diamantes tenham sido apreendidos, o que preocupa é quanto saiu de lá sem que ninguém soubesse...CLIQUE E LEIA A COLUNA "PRIMEIRA MÃO" DO JORNALISTA DE OPINIÃO SERGIO PIRES.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)