Porto Velho (RO) sábado, 5 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Registro de perda de documentos pode ser feito pela internet



Através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e da Direção Geral da Polícia Civil (DGPC), o Governo de Rondônia investiu em tecnologia e criou um dos mais modernos sistemas de registros de ocorrências policiais, via internet. É a Delegacia Virtual, um serviço on line que possibilita ao cidadão fazer, de casa, o registro de extravio de documentos.

Em apenas oito meses de funcionamento, o sistema já registrou 2,4 mil ocorrências de perda e furto de documentos, num total de 300 ocorrências ao mês.

A delegacia virtual, além de dar comodidade ao usuário, visa desafogar as delegacias convencionais, já que, segundo dados da DGPC, a maioria das ocorrências policiais, em Rondônia, é de extravio de documentos.

Em 2007, as delegacias de polícias registraram 27 mil casos de perda de documentos. Neste ano – até novembro - esse índice aumentou para 29 mil. Segundo a DGPC, 27% dessas ocorrências foram registradas via On Line.

Com o objetivo de proteger o cidadão de bem e o comércio, a delegacia virtual mantém convênio com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e com o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC). Desse modo, documentos furtados ou perdidos não poderão ser usados por estelionatários.

Para facilitar o acesso ao serviço, a Secretaria de Segurança mantém quatro funcionários no Shopping Cidadão, das 07h às 18h30, para atender o público. Quem acessar de casa, e tiver dúvidas sobre o processo de registro de ocorrência, pode ligar para o 3216-5590.

A delegacia está disponível, em um link (delegacia interativa), no site da Polícia Civil (www.pc.ro.gov.br). O diretor geral da Polícia Civil, Moriô Ikegawa, diz que, em menos de um ano o serviço de registro de ocorrências deve evoluir, passando a atender também roubos e furtos de veículos. “A delegacia virtual é integrada com os demais sistemas on line das polícias, o que promove uma comunicação ágil entre os Estados e as fronteiras”.

O diretor geral da Polícia Civil e o secretário de segurança do Estado, Evilásio Sena, idealizaram a delegacia virtual seguindo o que é feito com sucesso em outras capitais do País.

Documentos recuperados
A Secretaria de Segurança faz um alerta quanto à recuperação de documentos. Segundo o secretário Evilásio Sena, todos os documentos perdidos, recuperados pela polícia, são encaminhados para o Shopping Cidadão. “É importante que o cidadão, que teve os documentos extraviados, procure o Box da Sesdec para verificar se o documento foi recuperado”, enfatiza.

Fonte: Sesdec/Toni Francis MTB 753/RO

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)