Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Professor é preso suspeito de aliciar alunas


JOELMA MUNIZ
A CRÍTICA DE MANAUS


O professor e ex-candidato a vereador Amandio Souza Araújo, 35, foi preso preventivamente no município de Lábrea (a 701,61 quilômetros de Manaus) sob a suspeita de ter aliciado pelo menos 12 alunas da Escola Estadual Balbina Mestrinho, onde ministrava aulas. A informação é do delegado da Polícia Civil no município, Bruno Fraga.

De acordo com o delegado, a prisão ocorreu na tarde da última quarta-feira (10), após uma das meninas denunciar o caso para uma assistente social da cidade.

“Já ouvimos 12 meninas incluindo vulneráveis e diante de um relatório elaborado pela assistente social, resolvemos pedir a prisão preventiva do suspeito. Conforme relataram as crianças, o assédio acontecia nos intervalos e também durante as aulas. Ele teria chegado até a por a mão dentro das calçinhas das meninas”, ressaltou o delegado.

Em depoimento colhido na tarde de ontem, quinta-feira (11) pela Polícia, Amandio Souza Araújo, negou que tenha aliciado as alunas. O educador, admitiu que mantinha o habito de abraçar e beijar suas alunas para “retribuir o carinho dado à ele, e também fortalecer o vínculo entre aluno e professor”.

Amandio era considerado de confiança não só pela comunidade escolar, como também pelas famílias de seus alunos. A divulgação do caso, deixou os moradores da cidade perplexos, conta Fraga. “Muitas famílias chegaram até a se negar a acreditar no caso. Ele era muito querido por todos, acima de qualquer suspeita”, disse.

Diretoria não sabia

Conforme explicou o delegado Bruno Fraga, a diretoria e os demais professores da Escola não tinham conhecimento do fato, já que as alunas nunca tinham sinalizado problemas na conduta de Amandio.

Segundo o secretário de educação do município de Lábrea, Valdiney Vital de Lima, o professor também fazia parte do corpo de docentes da rede municipal de ensino, onde é concursado. O secretário afirmou à reportagem, que Amandio ministrava alunas para o município no turno da noite, quando trabalhava com jovens e adultos.

Pela grave suspeita e prisão o titular da pasta, resolveu afastar o professor de suas atividades e submetê-lo a processo administrativo, que pode culminar no seu desligamento do quadro de funcionário da Prefeitura local.

Seduc

Em nota, a assessoria de imprensa da secretaria de Estado de Educação (Seduc) confirmou estar ciente da prisão do professor. De acordo com as informações da Seduc, ele exerceu sua função na escola no período de 20 de fevereiro até 19 de março de 2013, foi chamado pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), mas não chegou a assinar o contrato.

Segundo o gestor da Escola Balbina Mestrinho, José Vagno Maciel, o professor Amandio trabalhou na Escola Municipal Francisca Mendes, também no município de Lábrea antes de ir para a instituição de ensino. Há 12 dias, três jovens dessa escola denunciaram o professor à assistente social da coordenadoria, por aliciamento.

“O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar e levado ao Ministério Público de Lábrea. Desde terça-feira (09), Amandio Araújo está preso na Delegacia da Polícia Civil e Militar do município, como suspeito de ter aliciado 11 meninas”, cita a nota da Seduc.

O gestor José Vagno também relata que o professor Amandio, no período em que lecionou na escola, dava aula de Metodologia do Ensino, para o 7º ano. O professor Amandio é casado e tem três filhos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)