Quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 00h11
As pessoas que vão participar do carnaval fora de época devem evitar excessos com bebida alcoólica e evitar dirigir veículos sob efeito de bebidas. A recomendação é do tenente coronel PM Sérgio Nunes Monteiro, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar – 1º BPM, que tem jurisdição sobre 13 bairros da capital. Segundo ele, serão mobilizados 160 policiais em cada um dos quatro grandes desfiles previstos para acontecer nas Avenidas Pinheiro Machado e Jatuarana, e no Bairro Areal.
O 1º BPM será o responsável pelo policiamento feito nas ruas por onde acontecem os desfiles e iniciam sempre uma hora antes da saída do cortejo. O policiamento é complementado pelo Comando de Abordagem, que atua fazendo barreiras para impedir que foragidos, pessoas com armas e drogas cheguem aos pontos de concentração dos blocos. Há ainda o Policiamento de Trânsito, que é o responsável por fiscalizar para que a área por onde os blocos passam não sejam invadidos por veículos automotores.
Efetivo
O Carnaval Fora de Época, que inicia nesta quinta-feira (03), vai mobilizar, segundo o tenente coronel Nunes, 160 homens em cada um dos desfiles que acontecerão nos ‘corredores’ das Avenidas Pinheiro Machado, Jatuarana e Bairro Areal, além dos efetivos do Policiamento Tático e de Abordagem, e da Polícia de Trânsito. O planejamento inclui, ainda, um grupo que vai atuar apenas na dispersão do desfile.
O primeiro desfile do Carnaval Fora de Época acontece na quinta-feira, com o Galo da Meia Noite, que tradicionalmente percorre a região conhecida como Circuito Pinheiro Machado. Segundo o comandante do 1º BPM, uma das características deste bloco é o baixo índice de ocorrências. “São pessoas com perfil diferenciado e o consumo de bebidas é menor por conta do horário”, explica.
Perfis
Os blocos Banda do Vai Quem Quer , e os que desfilam na Avenida Jatuarana e Bairro Areal têm público mais jovem, iniciam a concentração mais cedo e recebem muitos adolescentes. Estes aspectos resultam em número maior de ocorrências, segundo o tenente coronel Nunes. Os registros mais comuns são relativos ao consumo de bebidas alcoólicas e brigas. Nestas ocasiões, há o risco de situações simples se complicarem quando os presos ou seus familiares reagem.
Presos
Os presos durantes o desfile dos blocos serão encaminhados para triagem e, em seguida, dependendo da situação, encaminhados para a Central de Flagrantes para as medidas previstas em lei, ou para a 1ª ou 2ª Delegacias de Polícia, quando o crime for de menor potencial ofensivo.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Coronel PM Regis Wellington Braguin fala sobrea operação realizada no Cai N’Água em Porto Velho
Veja o vídeo:
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade