Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO BORDUNA EM JI-PARANÁ(RO)



Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal em Ji-Paraná, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União, deflagraram, nesta manhã, 24, a Operação Borduna com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para o desvio de recursos públicos federais.

Tais recursos eram repassados pelo Ministério da Saúde, via FUNASA, ou pelos municípios que possuem indígenas na sua população, para a Associação de Deficientes Físicos da Amazônia Legal – ASDEFAL, ONG com sede em Ji-Paraná.

As investigações que tiveram início em 2007, revelaram que os acusados utilizaram uma pequena associação sediada no município de Ji-Paraná, para, de forma direcionada, em virtude do envolvimento de agentes públicos lotados em tal órgão, obterem recursos públicos federais que deveriam ser utilizados na prestação de atenção à saúde indígena.

As atividades do grupo criminoso eram bastante amplas e complexas, pois, além da associação, também contavam com a participação de agentes públicos lotados na FUNASA e prefeituras do interior do Estado, além de outras pessoas físicas e jurídicas fornecedoras e prestadoras de serviços, principalmente medicamentos.

Identificou-se que a escolha desta associação para figurar como administradora de tais recursos não se baseou em critérios objetivos, pois tal associação não dispunha de estrutura e conhecimentos técnicos necessários para a prestação de atenção à saúde dos indígenas, tampouco estrutura necessária para a administração dos vultosos recursos repassados pelos convênios.

Até o momento, com base nas análises documentais realizadas, relativas ao repasse de 23 milhões de reais, há constatações no sentido de desvios da ordem de 2,1 milhões de reais.

A análise dos documentos evidenciaram o direcionamento de licitações, simulações de prestações de serviços e de compras de produtos, simulações de processos licitatórios, sobrepreço na aquisição de medicamentos, locação irregular de veículos, inconsistências em notas fiscais e desvio de finalidade nos gastos, dentre outras irregularidades.

Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça Federal de Ji-Paraná, em empresas e residências dos investigados, nos municípios de Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho/RO.

A execução das ordens judiciais envolve o efetivo de 91 policiais federais e 11 servidores da CGU.

 Fonte: PF


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)