Quinta-feira, 30 de outubro de 2014 - 05h02
Bruno Bocchini
Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) iniciou ontem (29) intercâmbio com 12 países para combater o tráfico internacional de drogas e outros crimes em aeroportos. O Programa de Cooperação Internacional em Aeroportos (Intercops) terá duração de duas semanas e contará com a participação de: África do Sul, Alemanha, Angola, Austrália, Catar, França, Guiana, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Paraguai e Reino Unido.
“Além do intercâmbio de boas práticas, vamos consolidar uma rede de inteligência entre policiais que atuam em aeroportos. Essa atividade de troca de informações é usual, mas observamos novos destinos, como os países da África e a Austrália, com os quais a gente não tem contato cotidiano”, destacou o superintendente regional da PF em São Paulo, Roberto Troncon Filho.
O programa será operado no Aeroporto Internacional de Guarulhos que, segundo a PF, é o local onde mais se apreende cocaína no mundo. Em 2013 foram 1,3 mil quilos, com as prisões de 320 traficantes. “Vamos consolidar uma rede de inteligência entre polícias internacionais que atuam em aeroportos”, ressaltou Troncon. Estão previstas dez oficinas até o final da próxima semana.
Além do tráfico de drogas, o programa prevê treinamento contra os crimes de tráfico de pessoas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e tráfico de animais silvestres. “[Vamos compartilhar] nossa expertise, resultante dos grandes eventos ocorridos no Brasil, a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Toda essa preparação bem como tudo que investimos nos permitiu estar aqui com um nível de experiência muito maior”, disse o superintendente.
Coronel PM Regis Wellington Braguin fala sobrea operação realizada no Cai N’Água em Porto Velho
Veja o vídeo:
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade