Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Perita da Politec/RO participa de grupo de trabalho responsável pela identificação das ossadas encontrada em vala clandestina, em São Paulo


A perita odontóloga legal, Talita Lima de Castro Espicalsky, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) de Rondônia integra desde de 2015, o Grupo de Trabalho Perus criado para estudar ossadas encontrada em uma vala clandestina no cemitério do Perus, em São Paulo.Perita da Politec/RO participa de grupo de trabalho responsável pela identificação das ossadas encontrada em vala clandestina, em São Paulo - Gente de Opinião

A descoberta ocorrida em 1990, apontou que entre as 1.049 ossadas estariam os restos mortais de desaparecidos políticos da época do Regime Militar, indigentes e vítimas de grupos de extermínio.

Com objetivo de esclarecer tais fatos, foi criado, através de um convênio firmado entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC/SP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Grupo de Trabalho Perus.

Utilizando-se de técnicas e métodos de Antropologia Forense e de DNA Criminal, o grupo formado por antropólogos, arqueólogos e peritos oficiais de vários estados brasileiros, é responsável pela identificação das ossadas exumadas.

De acordo com a perita da Politec o trabalho é de extrema importância, pois fortalece o campo da antropologia e da genética forense e integra o esforço na busca por desaparecidos políticos no Brasil, através do uso da ciência, de forma imparcial e científica.

O Diretor Geral de Polícia Técnica, Girlei Veloso Marinho entende que a participação dos peritos oficiais de diversos estados, permite a troca de experiências entre os especialistas e o conhecimento adquirido pelos profissionais, poderá ser aplicado nas perícias realizadasnas instituições em que atuam nos seus estados, promovendo avanços e desenvolvimento das técnicas e metodologias.

Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalístico de Rondônia (Sinpec-RO), Edilson Almeida de Souza,"a participação de uma perita criminal de Rondônia em um grupo de trabalho dessa magnitude, demonstra o quanto foi acertada a criação da Politecpelo governador Confúcio Moura.

Fonte: Ascom / Sindicato dos Peritos de RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)