Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Operação da PF desarticula quadrilha que fraudava RF



Da Agencia Brasil

Rio de Janeiro – Uma quadrilha especializada em subfaturamento de mercadorias importadas da China foi desarticulada hoje (2) pela Operação Sobrecarga da Polícia Federal. Cerca de 150 policiais com o apoio de 44 auditores da Receita Federal estão cumprindo cinco mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Quatro pessoas já foram presas, entre elas um empresário chinês que usava documentos falsos e mantinha empresas e contas em paraísos fiscais.

A Receita estima que o esquema fraudulento faturava cerca de R$ 10 milhões por ano em sonegações tributárias com subfaturamento de até 60% do valor das mercadorias. “Eles só podiam mandar para a China de 30% a 40% dos lucros pelo Banco Central, por via legal, os outros 60% eram mandados por meio de doleiros”, disse o superintendente adjunto, Marcos Vinícius Vidal Pontes, da 7ª Região Fiscal que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O chefe da operação, delegado da Delefin Frederico Skora, afirmou que todos os 34 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas sedes das empresas envolvidas nas fraudes. Segundo ele, a operação abrange as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e municípios do interior de Minas Gerais.

As investigações policiais sobre a quadrilha começaram há um ano e meio, quando a Divisão de Investigações da Alfândega e Imigração dos Estados Unidos repassou para a Receita Federal informações sobre o envolvimento de doleiros que atuam naquele país com integrantes da quadrilha.

Segundo Pontes, o grupo veio para o Brasil há 25 anos e o auge do lucro da quadrilha ocorreu durante a crise do apagão, em 2001, com a venda de lâmpadas de emergência que inundaram o mercado.

Se condenados, os acusados responderão pelos crimes de evasão de divisas, descaminho, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha. As penas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão, além de multa.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)