Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Polícia

Nordeste: Operação da PF combate fraudes nas licitações em 05 estados


Nordeste: Operação da PF combate fraudes nas licitações em 05 estados - Gente de Opinião

A Operação Recidiva, deflagrada hoje (11) pela Polícia Federal (PF), combate uma organização criminosa responsável por desviar recursos públicos e fraudar licitações em municípios dos estados do Ceará, de Alagoas, Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

 

Após a primeira etapa da operação, deflagrada em 22 de novembro deste ano, foi constatado que investigados estavam “destruindo e ocultando provas deliberadamente para embaraçar a investigação criminal”.

 

Além disso, a investigação comprovou a “falsificação de documentos do acervo técnico das empresas para participar fraudulentamente das licitações, por intermédio de atestados e certidões falsos emitidos por engenheiros de empresas investigadas”.

 

Os policiais federais estão cumprindo seis mandados de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão. Eles também cumprem mandados de sequestro de bens nos municípios paraibanos de João Pessoa e Patos.


Os crimes apurados na operação são de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraude de licitação e falsidade ideológica. Operação também conta com o apoio de auditores do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).


Primeira fase

Na primeira fase, a operação investigou esquema criminoso de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em municípios do interior da Paraíba. O montante investigado, entre 2015 e 2018, somava mais de R$ 20 milhões.


“De acordo com as apurações, organização criminosa atuava para fraudar licitações públicas em municípios paraibanos, bem como de outros estados do Nordeste, para desviar recursos destinados a obras de infraestrutura, de educação e de saúde. A operacionalização era feita mediante a utilização de empresas de fachada e pagamento de propina a funcionários públicos, com posterior lavagem desse dinheiro”, diz a nota divulgada pela CGU.

Mais Sobre Polícia

Após mais um assalto a banco, Sindicato clama por segurança pública em nome da vida de funcionários e da população

Após mais um assalto a banco, Sindicato clama por segurança pública em nome da vida de funcionários e da população

A agência do Banco da Amazônia localizada na avenida Sete de Setembro com Salgado Filho, região central de Porto Velho, foi palco de um assalto na m

Concurso da Polícia Civil de Rondônia 2021 vai exigir nível superior para todos os cargos

Concurso da Polícia Civil de Rondônia 2021 vai exigir nível superior para todos os cargos

No final do ano passado, o Governo, por meio da deliberação da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), divulgou autorização de diversos concurs

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, é encaminhado à polícia

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, é encaminhado à polícia

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi encaminhado na manhã de hoje (22) à Delegacia Fazendária do Rio, em um carro da Polícia Civil. A