Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Motoqueiro terá que pagar indenização por causar acidente de trânsito



Vítima de ferimentos com consequências físicas graves, o motoqueiro foi responsável pela colisão

Um motoqueiro envolvido em colisão com um automóvel VW Fox foi condenado a pagar 5.500 reais de indenização à proprietária do veículo. A condenação de 1 ª Instância foi mantida pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do DF. O fato ocorreu na BR 251, sentido São Sebastião a DF 140, quando o motociclista, na condução de uma Yamaha/YBR 125, invadiu a faixa contrária em que trafegava regularmente o VW Fox, dando causa ao acidente.

De acordo com os autos, a perícia local concluiu que o motoqueiro foi o único responsável pela colisão, não havendo qualquer indicação de problemas nas condições do asfalto ou do clima que pudessem contribuir para o fato. A autora da ação apresentou em juízo fotos, laudo e orçamento que comprovaram os prejuízos materiais sofridos com o acidente.

Na 1ª Instância, o juiz do 2º Juizado Especial Civil de Ceilândia condenou o requerido a pagar à proprietária do Fox o valor pleiteado na inicial. O motoqueiro recorreu da decisão sob a alegação de que as consequências do acidente para ele foram gravíssimas, importando inclusive em amputações e sensível mudança na sua situação econômica.

Ao analisar o recurso, a relatora ponderou: "A par de tal quadro, se em decorrência do evento os danos físicos sofridos pelo motoqueiro- causador do acidente de trânsito - foram de tal gravidade, é legítima a espera de um gesto solidário da outra parte para que não execute o débito pelas avarias em seu veículo automotor, mas o Poder Judiciário não possui autorização do ordenamento jurídico, na hipótese, de impor tal comportamento, situado no âmbito da consciência humanitária."

Segundo a magistrada, provados o dano, o nexo causal e a culpa, o dever de indenizar desponta. Demonstrada a extensão dos prejuízos, a condenação do causador ao pagamento observa o direito de recomposição integral do patrimônio danificado por ato ilícito, em estrita observância aos artigos 186, 927 e 944, do Código Civil.

A decisão do colegiado foi unânime e não cabe mais recurso ao TJDFT.

Nº do processo: 20090301021416-6

Fonte: Fonte: TJDFT

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)