Porto Velho (RO) sábado, 20 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião
Direito

Você tem direito à usucapião urbana?


Você tem direito à usucapião urbana?  - Gente de Opinião

A usucapião é um direito adquirido após o exercício contínuo da posse de um imóvel. Esse instituto é baseado no direito à moradia, bem como sua função social. Assim, se você mora em um imóvel há anos, não há contestação sobre o exercício da posse (por exemplo, você nem aluguel paga), pode ser que tenha direito à usucapião. 

No Brasil, existem várias maneiras de adquirir um imóvel através dessa via, no entanto, aqui falaremos exclusivamente da modalidade extraordinária da usucapião. 

Esta é uma modalidade de usucapião que possui tempo mínimo de exercício da posse variável de 2 a 10 anos, sem contestação. No entanto, estes não são os únicos requisitos caso você queira usucapir um bem com base nessa modalidade. Além disso, também dependerá de qual tipo de usucapião urbana estamos falando. 

Assim, na usucapião familiar, cujo tempo mínimo de exercício da posse é de 2 anos, precisa ser precedida pelo abandono de lar. Esse ato ocorre quando seu marido, após a separação de fato, saí de casa e não presta mais nenhuma assistência ao lar ou aos filhos.   

Também é possível usucapir um bem através da usucapião urbana pro misero, na qual o tempo mínimo é de 10 anos do exercício da posse do imóvel. Neste caso, há uma semelhança com a usucapião por abandono de lar: o imóvel deve possuir, no máximo, 250m² e estar localizado em área urbana; você não pode possuir outro imóvel; o bem deve ser utilizado única e exclusivamente para moradia sua e de sua família. 

Além dessas, existe a usucapião urbana coletiva que é a possibilidade de um grupo de pessoas de baixa renda  usucapir imóveis que possuam até 250m² para cada um, desde que comprovem que não possuam outros imóveis e que os bens sejam utilizados para moradia, após o exercício contínuo da posse por 5 anos. 

Por fim, lembramos que você não terá direito à usucapião se já usucapiu um bem antes. 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Lei que amplia prerrogativas da advocacia na seara administrativa estadual é sancionada

Projeto de Lei que amplia prerrogativas da advocacia na seara administrativa estadual é sancionada

A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OABRO) comemora uma conquista histórica para a advocacia do estado. O projeto de lei que amplia as prer

Advogado João Closs é homenageado com comenda de jubilamento durante solenidade de entrega de credenciais

Advogado João Closs é homenageado com comenda de jubilamento durante solenidade de entrega de credenciais

O advogado João Closs Júnior foi homenageado, no último dia 27 de março, com a comenda de jubilamento, concedida ao profissional durante a sessão de

CAARO inicia campanha de vacinação contra gripe em Porto Velho

CAARO inicia campanha de vacinação contra gripe em Porto Velho

A Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) anuncia o início da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, marcado para sexta-feira, 5 de ab

CEAR Mulher 2024 levou a debates assuntos como empreendedorismo e igualdade

CEAR Mulher 2024 levou a debates assuntos como empreendedorismo e igualdade

“Empreendedorismo na Advocacia” foi o primeiro tema debatido em painel ao longo da Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense, a CEAR Mulher, na

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)