Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião
Direito

Vitória da Advocacia: após intervenção da Ordem, TJ eleva de 3% para 12% o valor de honorários de sucumbência


Vitória da Advocacia: após intervenção da Ordem, TJ eleva de 3% para 12% o valor de honorários de sucumbência - Gente de Opinião

A Procuradoria Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) atuou como assistente processual e garantiu o pagamento dos honorários de sucumbência no valor de 12% em um processo que se arrastava há 22 anos, contra da Fazenda Pública Estadual. A decisão judicial é do desembargador Daniel Ribeiro Lagos que fixou o percentual de 10% sobre o valor atualizado da causa, com um adicional de 2% de majoração devido após a fase recursal.

O processo em questão se tratava de uma execução fiscal relativo à prescrição de Certidão de Dívida Ativa (CDA). Em primeira instância, o juiz havia arbitrado os honorários em 10%, mas o Estado recorreu, e o juízo determinou a redução para 3%.

No entanto, o advogado solicitou intervenção da OABRO que atuou como assistente e conseguiu a reversão do valor aplicado inicialmente.

A presidente da Comissão Especial de Fiscalização e Defesa dos Honorários Advocatícios da OABRO, Adriana de Kássia, comenta que a decisão inicial foi aviltante, pois não correspondeu ao trabalho e dedicação do advogado. “A Comissão julgou a favor do profissional, reconhecendo o seu direito de receber os honorários devidos nos termos do art. 85 do Código Processual Vigente”, comentou Adriana.

Ela ainda ressaltou que a “OABRO encampou essa luta inclusive realizando visitas institucionais, partindo da presidência, comissão e a procuradoria, onde visitaram o Tribunal de Justiça de Rondônia para tratarem sobre o Tema 1.076 do STJ, e outros afetos a honorários”.  Adriana de Kássia ainda ressaltou a importância da advocacia acionar a OABRO através da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios, através do link https://requerimentos.oab-ro.org.br/.

Saiera Oliveira, procuradora jurídica da Ordem, explicou que a “decisão não apenas abordou a questão dos honorários sucumbenciais, mas também destacou a extensão do processo, que levou mais de duas décadas para se chegar a uma decisão final”.

O conselheiro Danilo Henrique Alencar destaca que a decisão respeitou a interpretação das regras estabelecidas no Código de Processo Civil (CPC) em relação à fixação de honorários. “Quando o juiz majorou a decisão ele também fez referência à jurisprudência, ou seja, às decisões anteriores dos tribunais, e aplica a interpretação das regras do CPC, sendo fundamental para evitar a propositura de ações judiciais frívolas e de caráter predatório”, ressaltou o conselheiro.

Nos autos, o desembargador ainda destaca que a “apreciação equitativa (ou seja, a fixação dos honorários com base na equidade) não cabe aos autos deste processo e só é permitida em circunstâncias muito específicas”, nas quais incluem casos em que o valor da causa é muito baixo ou o proveito econômico da demanda é considerado inestimável ou irrisório.

Para o presidente Márcio Nogueira, a decisão evidencia a luta constante da OABRO para garantir que a advocacia tenha os honorários de sucumbência aplicados conforme as regras já estabelecidas pelos Tribunais Superiores. “Sempre que o juízo reverte uma decisão para a aplicação correta da norma que regulamenta os honorários de sucumbência, a OABRO celebra, pois toda a atuação de seus procuradores é para garantir o respeito à advocacia. Então, é uma vitória de toda a advocacia”, finaliza.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conselheira federal Maria Eugênica integra Comissão para escolha de novos conselheiros do CNMP

Conselheira federal Maria Eugênica integra Comissão para escolha de novos conselheiros do CNMP

A conselheira federal Maria Eugênia de Oliveira, representante de Rondônia na Ordem dos Advogados do Brasil, participou como membro da Comissão de A

Projeto de Lei que amplia prerrogativas da advocacia na seara administrativa estadual é sancionada

Projeto de Lei que amplia prerrogativas da advocacia na seara administrativa estadual é sancionada

A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OABRO) comemora uma conquista histórica para a advocacia do estado. O projeto de lei que amplia as prer

Advogado João Closs é homenageado com comenda de jubilamento durante solenidade de entrega de credenciais

Advogado João Closs é homenageado com comenda de jubilamento durante solenidade de entrega de credenciais

O advogado João Closs Júnior foi homenageado, no último dia 27 de março, com a comenda de jubilamento, concedida ao profissional durante a sessão de

CAARO inicia campanha de vacinação contra gripe em Porto Velho

CAARO inicia campanha de vacinação contra gripe em Porto Velho

A Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) anuncia o início da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, marcado para sexta-feira, 5 de ab

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)