Terça-feira, 17 de março de 2015 - 00h02
Para uma maior aproximação e interação das forças de Segurança Pública com a comunidade, foi realizado no sábado (14), o 1º Encontro de lideranças comunitárias e forças policiais para o planejamento da Segurança Pública na zona Leste de Porto Velho.
O encontro foi idealizado pelo Conselho de Segurança Pública da zona Leste (Conseg) em conjunto com a Secretaria de Segurança, defesa e Cidadania (Sesdec).
Durante o encontro, foram discutidas a política setorial de Segurança Pública e a importância da participação da população nas diretrizes de planejamento e acompanhamento das ações no âmbito da Segurança Pública.
Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, o encontro foi de suma importância, porque proporcionou a integração da comunidade com a polícia.
“Esse é o momento de ouvir a comunidade que vivencia todos os dias os problemas inerentes a segurança em seus bairros e, juntos buscarmos alternativas de melhorias para o bem-estar de todos. Sabemos que Segurança Pública é um dever do Estado e responsabilidade de todos”, disse Reis.
Anderson Nãnan, presidente do Conseg setor 16, disse que a interação comunidade e polícia é um grande avanço para a Segurança Pública, uma união que ainda vai render muitos frutos.
“Essa parceria entre polícia e a comunidade tem dado certo, sempre que precisamos e levamos ao conhecimento das autoridades os problemas enfrentados pela comunidade fomos atendidos e tivemos uma resposta rápida e efetiva”, salientou Anderson.
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento na zona Leste, tenente-coronel Almeida, destacou que a aproximação da comunidade com a polícia tem facilitado o planejamento operacional.
“Hoje sabemos onde está o foco da violência e as modalidades de crimes praticados por bairros, o que facilita o nosso planejamento e direcionamento. A população é sem dúvida um olhar a mais da polícia nas ruas”, argumentou.
Antônio Souza é morador do bairro Ulisses Guimarães soube do encontro e foi participar. “Sem dúvida é uma grande oportunidade, quando eu teria a condição de conversar com tantas autoridades da segurança pública de Rondônia no mesmo lugar. Estou muito feliz, e vejo que essa iniciativa é um bom começo”, disse Souza.
Foram discutidos: O papel dos conselhos, o plano do governo para a Segurança Pública e investimentos, a participação da prefeitura na segurança da cidade, plano estratégico e as ações da Polícia Civil, plano estratégico e as ações do 5º BPM, combate as drogas, aproximação da polícia com a comunidade e segurança nas escolas.
Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Coronel PM Regis Wellington Braguin fala sobrea operação realizada no Cai N’Água em Porto Velho
Veja o vídeo:
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade