Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Combate à improbidade administrativa e lavagem de dinheiro será reforçado no Acre


O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) se reuniu no último dia 15, e aprovou a criação da 2ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público, que funcionará em Rio Branco, e vai reforçar a atuação na defesa do patrimônio público e da probidade administrativa, a partir da investigação de atos da administração pública que possam causar dano ao erário, além do enriquecimento ilícito de agentes públicos em razão de corrupção.

A decisão foi anunciada pela procuradora-geral de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, que presidente o órgão. Segundo ela, a nova promotoria ajudará a dar vazão aos processos da 1ª Promotoria do Patrimônio. O titular, promotor Adenilson de Souza, revelou que atualmente estão em andamento mais de 400 procedimentos.

O Colegiado também decidiu sobre as atribuições da 15ª Promotoria Criminal, que tem como titular a promotora Marcela Cristina Ozório, e passará a investigar e combater os crimes de lavagem de dinheiro. “A intenção é melhorar a nossa atuação e fortalecer o combate à improbidade administrativa e lavagem de dinheiro. Aumentaram as demandas e o Ministério Público precisa dar uma resposta à sociedade acreana”, explicou Patrícia Rêgo.

A procuradora-geral assegura que uma das prioridades de sua gestão é reforçar o trabalho de investigação desses crimes e tornar mais difícil a ação dos corruptos, além de garantir punição para agentes públicos denunciados por atos contrários aos princípios da administração pública. A ideia é assegurar que pessoas com envolvimento comprovado com crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sejam, de fato, punidas.

As medidas anunciadas somam-se a outras iniciativas do MP/AC no enfrentamento a esses crimes no estado, como a instalação do Núcleo de Atendimento de Apoio Técnico (NAT), implantado no ano passado para prestar apoio aos órgãos de execução, especialmente o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

A estrutura conta com softwares de última geração, que são utilizados no cruzamento e análise de dados fiscais, bancários e telefônicos de quadrilhas especializadas em desvio de dinheiro. O quadro de pessoal é formado por especialistas em segurança pública, entre outras áreas, e será reforçado com a contratação dos candidatos aprovados no concurso público realizado este mês.

Outro investimento que será feito nessa área é o que vai permitir a instalação, ainda esse ano, do primeiro Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), no Acre. O investimento está previsto num acordo de cooperação técnica assinado pela procuradora-geral do MP/AC e o Ministério da Justiça em novembro do ano passado, e vai garantir infraestrutura, softwares e capacitação de profissionais. Com essas ferramentas, que serão compartilhadas com a Polícia Civil, será possível analisar com eficiência grandes volumes de informações bancárias, fiscais e de outras naturezas.

Fonte: AC 24horas
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)