Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Carta é tentativa de atingir MP-RO, diz advogado


Carta é tentativa de atingir MP-RO, diz advogado - Gente de OpiniãoO advogado Nelson Canedo Motta (OAB/RO 2721), ao se reportar hoje (15.10) sobre a carta cuja autoria é apontada para Fernando Braga Serrão, vulgo Fernando da Gata, disse que esta é mais uma tentativa desesperada de tentar a todo custo desacreditar o trabalho honesto, competente e sério desenvolvido pelo Ministério Público de Rondônia, com relação a intitulada Operação Apocalipse realizada pela Polícia Civil. Para ele, tudo leva a crer que a carta foi ditada, visando atingir o MP e o deputado Hermínio Coelho, principal alvo da operação, diante das denúncias de irregularidades que faz contra o Governo Estadual, e por ser ainda, virtual pré-candidato ao Governo nas eleições de 2014.

Fernando da Gata foi preso durante a Operação Apocalipse acusado de tráfico de drogas, estelionato e outros crimes. A carta teria sido escrita dentro da cadeia, e seu teor tenta atingir diretamente o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho e o procurador geral do Ministério Público, Hérverton Alves de Aguiar.

De acordo com o advogado Nelson Canedo, a carta foi efetivamente direcionada, mas é contraditória em todos os seus termos. “Não condiz em nada com a verdade. Dizer que o deputado Hermínio Coelho teria se comprometido em resolver o seu problema e conseguir um parecer favorável do Ministério Público, visando assegurar a sua soltura da prisão, não reflete a realidade, pois o mundo real mostra hipótese inversa, ou seja, o parecer do Ministério Público foi desfavorável a sua soltura e ele permanece preso”, disse.

Declarou o advogado, que caso seja esta uma estratégia da defesa de Fernando da Gata, ele como operador do direito e cidadão, lamenta, pois as instituições devem ser preservadas. Ele também disse ser necessária uma investigação profunda, pois o Ministério Público vem sendo alvo de constantes ataques, inclusive comentários agressivos e levianos contra promotores e procuradores  em emissora de televisão, site e mais recentemente através de um jornal impresso. “Até um jornal clandestino foi distribuído visando unicamente atingir a instituição Ministério Público”, complementou.

Ainda de acordo com o advogado Nelson Canedo, a carta de Fernando da Gata também tem motivação política, pois é editada exatamente no momento em que o nome do deputado Hermínio Coelho desponta como virtual pré-candidato ao Governo.

Ao final, Nelson Canedo destacou: “Como conhecedor profundo do processo relativo a Operação Apocalipse, posso afirmar que nenhum dos acusados possui ligação com o narcotráfico. Esse fato relatado na carta é realmente verdadeiro. Todavia, lamento este procedimento adotado por Fernando, não é a defesa mais correta para o réu. Os meios processuais devem ser utilizados a seu favor, e não outros meios escusos. Ora, se a prova já foi colhida e a denúncia oferecida, bem como os demais réus soltos, então cabe a ele buscar a justiça para obter sua soltura, pois nesse caso acreditamos ser desnecessário sua permanência na prisão. A revolta dele em razão disso se justifica. Já o meio utilizado (carta) não.”

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)