Terça-feira, 3 de setembro de 2024 - 10h01
Há
seis anos, Gabriel Mota, realizava um feito que seria um marco importante na
sua formação acadêmica: conquistava o terceiro lugar na Expo Nacional Milset
Brasil – 2019, realizada em Fortaleza (CE). A exposição reúne Projetos de
Ciências, Tecnologia, Artes e Inovação de escolas do ensino médio de todas as
regiões do Brasil. O evento acontece
anualmente e tem caráter internacional.
Com
uma criação cientifica inovadora, além de conquistar o 3º lugar na Exposição
Nacional, Gabriel foi contemplado com uma credencial para integrar a delegação oficial
do Brasil, no AMLET (Milset América Latina), realizada no ano seguinte à
premiação nacional, em novembro de 2020, na Argentina.
Intervir
com eficiência na diminuição de acidentes com vazamento de Gás Liquefeito de
Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, esse foi o
objetivo do projeto criado por Gabriel, na época com 18 anos e aluno de duas
instituições construídas pela Usina Hidrelétrica Jirau, o Colégio Tiradentes da
Polícia Militar de Rondônia do distrito de Jaci-Paraná (CTPM-III) e o Centro de
Ciência e Tecnologia de Nova Mutum Paraná.
Para
resolver a problemática de vazamento de gás, o aluno construiu um sensor
inovador e de baixo custo para detecção de vazamento de GLP. O sensor dispara
um alarme com alcance de som de até 12 metros e duração de 10 segundos, a
partir da identificação da substância no ar. Além disso, a ferramenta
construída pelo jovem inventor, acende uma luz de alerta vermelho e aciona uma
válvula para travar o botijão de gás e assim conter possíveis vazamentos.
“Em maio de 2019, a Jirau Energia entrou com ajuda de custo nas passagens aéreas e hospedagem, para que eu pudesse apresentar o trabalho, no evento Expo MILSET BRASIL, em Fortaleza. Lá eu fiquei em 3º lugar na categoria engenharia e tive uma credencial para o evento, na Argentina. Com esse projeto, eu já tinha ganhado outros prêmios aqui em Porto Velho, mas tive a oportunidade de apresentar nesses outros lugares para desenvolver melhor a ideia”. Conta Gabriel, atualmente, Trainee Técnico de Operação na Jirau Energia.
Investindo ontem, colhendo hoje.
Gabriel Mota teve sua formação estudantil totalmente ligada a instituições construídas pela Jirau Energia, uma delas é o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM II), localizado no distrito de Jaci Paraná. A Instituição é uma obra de compensação social da empresa e foi entregue para uso, em 2014.
Julio Freitas, Diretor de Finanças e Administração da Jirau Energia, relembra como a construção da escola marcou a empresa. “Foi muito gratificante entregar um colégio de alto padrão para o desenvolvimento das comunidades de Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná. Desde a entrega da Instituição, continuamos realizando diversos investimentos sociais e culturais por ali. Investimentos na banda de fanfarra da Escola, em atividades extracurriculares e em projetos específicos como este do Gabriel. Não tem nada mais encorajador do que ter, hoje, um aluno fruto do nosso investimento, como colega de trabalho aqui na Usina”. Conta o CFO (Chief Financial Officer) da instituição.
Além de se formar no ensino médio pelo (CTPM II), Gabriel também desenvolveu atividades no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) de Nova Mutum Paraná, laboratório de robótica e informática entregue em 2018 à comunidade. O Prédio foi construído pela Usina, por liberalidade, com o objetivo de impulsionar a formação técnica de jovens da região.
“O curso de programação e robótica que fiz foi crucial para o desenvolvimento do projeto que criei. Antes de estudar no Centro de Tecnologia eu só tinha conhecimentos de internet. Com o curso eu consegui aprimorar os conhecimentos e me especializar na área”, finaliza Gabriel.
Programa de Trainee Técnico 2024
A seleção para o Programa de Trainee Técnico 2024 da Jirau Energia iniciou no mês de fevereiro deste ano e finalizou em maio. O processo seletivo foi direcionado a profissionais recém-formados nos cursos técnicos de mecânica, elétrica, eletromecânica e eletrotécnica. No dia 17 de junho, os profissionais selecionados nesse processo iniciaram a integração na Usina Hidrelétrica Jirau e passaram por diversos treinamentos até assumirem seus postos na Operação e Manutenção da planta.
Anualmente, a Jirau Energia abre processo seletivo para turmas de trainees técnicos em seu site oficial, www.jirauenergia.com.br, na página de carreiras. Acesse o site e fique por dentro das oportunidades.
Ações de sustentabilidade da Energisa têm garantido cuidado com o meio ambiente em Rondônia
A Energisa chegou ao estado de Rondônia há seis anos com a missão de transformar a distribuição de energia e garantir um serviço mais eficiente e su
Usina Jirau neutraliza Co2 do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul
A produção de energia renovável da Usina Hidrelétrica Jirau, além de abastecer milhares de lares brasileiros diariamente, também contribui para a n
Nesta época do ano, em Rondônia, devido ao aumento das chuvas, as alagações costumam ocorrer, especialmente em locais onde escoamento dos sistemas d
Projeto Quelônios do Guaporé conta com apoio da Energisa pelo quarto ano consecutivo
A Energisa reforça seu compromisso com a preservação da fauna amazônica ao apoiar, pelo quarto ano consecutivo, a soltura de filhotes de tartarugas