Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

O salto do turismo rural brasileiro


                                                                                 
Carlos Solera(*)

O Turismo Rural (TR) é uma atividade bem recente no país. Teve inicio no ano de 1986, na região catarinense de Lages, com a entrada das primeiras quatro fazendas neste segmento econômico. No ano de 1994, quando foi fundada a Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), já se  identificava cerca de 400 empreendimentos de TR no Brasil. Hoje, 22 anos depois, o número já chega perto das 15 mil propriedades rurais e o setor é o que mais cresce dentro do turismo brasileiro, com uma média de 20% ao ano.

Destas quase 15 mil fazendas, 60% tem até 50 hectares, o que mostra a grande inserção de pequenos proprietários rurais em busca de diversificação e em agregar novos valores a suas atividades tradicionais. O TR gera hoje perto de 500 mil empregos diretos e indiretos no país. Destes, 35% são representados por mão-de-obra familiar e o restante por trabalhadores de origem local/regional. Outro detalhe importante é a presença feminina na condução da maioria dos empreendimentos de TR. A mulher está presente em 92% destas funções.

Hoje a Abraturr está organizada em seccionais em 13 estados brasileiros e temos mais quatro em formação. Até 2010 a projeção é que teremos 20 Associações Estaduais de Turismo Rural. Em um primeiro momento houve um grande impacto na mudança de visão das propriedades rurais brasileiras que passaram a trabalhar com o TR. Este espaço sempre foi considerado como um "feudo" familiar onde imperava a vontade exclusiva do proprietário. De repente, este espaço passou a ser mais "democrático", compartilhado com outros "donos" temporários, os turistas. Esta foi sem  dúvida a primeira grande mudança operada pelo Turismo Rural no cenário campesino nacional.

A seguir, surgiu a necessidade de antigos e novos atores do campo, desenvolver novas práticas que não lhes eram tradicionais, como a  hospedagem e alimentação de pessoas com pagamento de custos, procedimentos  que sempre foram feitos em forma de hospitalidade campeira. Eram novos tempos rurais e a introdução de novas receitas financeiras em propriedades  que já não tinham mais condição de sobrevivência começou a despertar o interesse em muitos produtores rurais de incorporarem esta atividade em suas fazendas.

Assim o campo ganhou uma nova classificação para seus produtos e serviços, como nos mostra a conceituação da atividade: "Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a  produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade".

Com relação à comercialização, há ainda - em grande parte - um desconhecimento duplo da atividade TR, tanto dentro da fonte comercializadora, como as agencias e operadoras, quanto na fonte produtora, as fazendas de TR. Quem vende não conhece o produto "Turismo Rural" na íntegra e sua grande abrangência e suas especificidades; quem produz (empresário rural) na maioria das vezes não entende a função e trabalho dos atores da comercialização e dificilmente possui uma visão profissional do turismo. Tudo ainda é muito novo, mas gradativamente este sistema de compreensão vem crescendo e temos já boas empresas de comercialização no mercado assim como propriedades rurais com alta demanda turística nacional e internacional.

A 5ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008), que acontece de 20 a 22 de novembro em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, tem tudo para ser um fórum de modernização e mola de impulsão para a definitiva profissionalização do setor no Brasil. A qualidade, as inovações e experiência dos expositores, além das informações sobre tecnologia, comercialização e comunicação reservadas para as palestras e painéis deixam a certeza de que o turismo rural brasileiro ganhará mais vida. É aguardar, participar, desfrutar, aplicar e colher os dividendos.

(*) Presidente nacional da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR) – [email protected] – (41) 3243-0908    

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)