Porto Velho (RO) domingo, 24 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Energia

MP obtém liminar para que Energisa adote providências para fornecimento de energia contínua e de qualidade em Ariquemes


MP obtém liminar para que Energisa adote providências para fornecimento de energia contínua e de qualidade em Ariquemes - Gente de Opinião
O Ministério Público de Rondônia obteve junto ao Poder Judiciário decisão liminar, determinando que a Empresa Energisa  S/A adote, no prazo de cinco dias, as providências necessárias para a realização da prestação de serviço de fornecimento de energia elétrica contínua e de qualidade na cidade de Ariquemes, especialmente nos Setores Jorge Teixeira e Áreas Especiais, na região localizada entre as Avenidas Canaã e Candeias.

A decisão liminar foi concedida em ação civil pública, proposta pela Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, em razão de diversas reclamações recebidas de consumidores sobre a má qualidade do serviço de energia elétrica ofertado, especialmente, em determinados bairros de Ariquemes.

Na ação, o MP pontua que dentre as principais reclamações dos consumidores estão oscilações de energia; interrupção do fornecimento; cobranças abusivas; desligamentos arbitrários, sem aviso; não atendimento das reclamações em tempo hábil, principalmente as que são consideradas de prioridade;  realização de avaliações em aparelhos de medições por laboratórios não credenciados; uso de equipamentos não calibrados; cobrança por recuperação de consumo de forma indevida e, ainda, corte de energia nos fins de semana e feriados.

O Ministério Público também relata que, conforme informado pelo Procon local, somente em relação ao Município de Ariquemes, a quantidade de reclamações em aberto contra a empresa  atingiu o total de 514, no período de 1º de janeiro de 2019 a 14 de novembro do mesmo ano.

Em 2020, os problemas seguiram sendo registrados. No dia 19 de setembro, por exemplo, moradores da área localizada ao longo das Avenidas Canaã e Candeias, Setor Áreas Especiais, ficaram sem energia elétrica por quase cinco horas. Em todo o bairro Jorge Teixeira, nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro, houve interrupção do fornecimento, tendo os consumidores permanecido sem energia elétrica por período superior a 12 horas.

Diante da situação, o MP chegou a expedir ofício à concessionária, solicitando a adoção de providências, não tendo, entretanto, obtido resposta formal.

Decisão - O Juízo da 3ª Vara Cível de Ariquemes acatou os argumentos do Ministério Público e deferiu a medida liminar, determinando que a empresa adote providências para o fornecimento de energia contínua de qualidade em Ariquemes, especialmente nas áreas identificadas. Na decisão, também ficou estabelecida a inversão do ônus da prova, na forma do artigo 6º, inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor.


Posicionamento da empresa Energisa sobre a liminar.

A Energisa reitera sua confiança no plano de trabalho que desenvolveu para Rondônia, que inclui cerca de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura para melhoria da qualidade da energia fornecida e ganhos de eficiência para toda a população. Como resultado desses investimentos, os dados reportados para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que a frequência e duração das quedas de energia no município de Ariquemes diminuiu mais de 20% nos últimos 12 meses.

A empresa está em contato permanente com o poder público com objetivo de dar transparência as suas iniciativas e vai apresentar todas as informações solicitadas, inclusive os detalhes do plano de contingência adotado para minimizar o efeito das fortes chuvas e ventos que desde o fim de agosto lançam galhos de árvores e objetos na rede em todo o estado, com impacto no fornecimento.


Mais Sobre Energia

Energia Sustentável do Brasil agora é Jirau Energia

Energia Sustentável do Brasil agora é Jirau Energia

A Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, está de marca nova: Jirau Energia. A mudança marca um novo momento na h

Projeto Social da Energisa insere jovens no mercado de trabalho em Acre e Rondônia

Projeto Social da Energisa insere jovens no mercado de trabalho em Acre e Rondônia

Na semana em que centenas de jovens se preparam para o Enem, 162 jovens, entre 18 e 29 anos, estão tendo a oportunidade de um emprego graças ao curs

Plano da Energisa reforça capacidade de atendimento contra danos causados pelas chuvas

Plano da Energisa reforça capacidade de atendimento contra danos causados pelas chuvas

Em janeiro, a temporada de chuvas em Rondônia se intensifica. Esse período é marcado por alta incidência de raios e ventos fortes que variam, em média

Fatura de energia passa para boleto bancário em Rondônia

Fatura de energia passa para boleto bancário em Rondônia

A partir desta semana, as faturas de energia em Rondônia trazem uma novidade, o boleto bancário. O novo formato torna o processo de pagamento ainda ma