Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

As crianças e a saudade da escola


As crianças e a saudade da escola - Gente de Opinião

Por conta da quarentena, os professores estão tentando criar aulas online criativas, divertidas e interativas para que as crianças menores sintam menos falta do ambiente escolar e da professora. Vale ressaltar que os menores devem demorar mais para voltar a ter aulas presenciais, porque eles têm dificuldade de manter os hábitos de higiene e principalmente o distanciamento necessário. 

Vemos casos de alunos que pedem para as mães ligarem para as professoras ou até mesmo fazer videochamadas para que possam matar as saudades. Muitas crianças pequenas não se adaptaram as aulas online e com isso acabam ficando desanimados e sem vontade de fazer as tarefas. Essa falta de ânimo mostra como a interação do ambiente escolar é importante para as crianças. 

O colégio é mais que um lugar para aprender as matérias e adquirir conhecimento. Para elas, é um local onde reforçam as relações, exercitam habilidades sociais e desenvolvimento cognitivo e emocional. 

A rotina é algo que também aprendemos quando vamos à escola. O pequeno tem que se arrumar, tem o horário de chegar e sabe que aquele período e o ambiente são dedicados para aprender. Em casa, a criança perde esse hábito e acaba tentando chamar a atenção dos pais. 

Para tentar diminuir a falta que eles sentem devemos tentar manter o relacionamento deles com os amigos mesmo que por videochamadas. Outra opção é brincar online com jogos como dama ou dominó, por exemplo, mas sempre com a supervisão de um adulto. As professoras podem tentar contar histórias em tempo real perguntando se eles estão entendendo ou pedindo para que ajudem a continuar a história. 

Os pais podem brincar de fantoche, jogos da memória e até mesmo da forca para estimular os pequenos em casa. É importante também que os filhos sejam incentivados a dizerem o que sentem e demonstrarem a saudade que sentem. Assim, aliviam o estresse e mostram os sentimentos para os educadores que também estão tendo que se adaptar ao novo modo de ensiná-los. 

(*)CEO do Instituto NeuroSaber(www.neurosaber.com.br), Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Teste IPTV com filmes e séries liberados: como pedir

Teste IPTV com filmes e séries liberados: como pedir

A busca por opções de entretenimento online nunca esteve tão em alta. Assistir a filmes e séries em diferentes dispositivos, com praticidade e varie

Validação de domínios: por que checagens superficiais já não bastam

Validação de domínios: por que checagens superficiais já não bastam

Em um mundo onde a identidade digital se tornou o principal ponto de contato entre empresas e seus públicos, validar domínios de forma eficaz é uma

Do escambo ao e-commerce: como o fator humano ainda move o varejo no século XXI

Do escambo ao e-commerce: como o fator humano ainda move o varejo no século XXI

Desde as primeiras trocas entre civilizações antigas até os complexos ecossistemas do comércio eletrônico atual, o varejo sempre ocupou um papel cen

Crianças na Igreja: um sinal de Igreja viva e em crescimento

Crianças na Igreja: um sinal de Igreja viva e em crescimento

Crescer na fé é um caminho que começa desde cedo: acolher as crianças na Igreja é garantir um futuro cheio de esperança para toda a comunidade. Levar

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)