Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Artigo

A importância do parlamento municipal


A importância do parlamento municipal - Gente de Opinião

Entre as mais importantes atribuições do parlamento municipal, podemos destacar a sua competência para legislar sobre sistema tributário, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, planos e programas municipais e cassação do chefe do poder executivo por improbidade administrativa.

 

Apenas pela referência a todas essas matérias, nota-se o grande valor que tem o parlamento municipal, especialmente porque vivemos em um país democrático e com uma constituição forte. Dai por que o mérito das eleições de outubro, quando vamos eleger o prefeito e vinte e um vereadores, que vão comandar os destinos do município de Porto Velho, a partir de janeiro de 2021.

 

Assim, na hora do voto, todo cuidado é pouco. Candidatos das mais diferentes matizes e tendências ideológicas estarão na disputa. É preciso separar o joio do trigo. É preciso ver com clareza, saber quem representa este ou aquele interesse. Investigar a fundo as suas intenções, quase sempre, ou sempre, muito bem escondidas, sob os mais diversos disfarces.

 

Em politica, como ensina o dito popular, o que não falta é lobo em pele de cordeiro, só para comer a Chapeuzinho Vermelho. O eleitor precisa ficar atento, pois há uma enorme distância, um fosso abissal, entre o discurso e a prática politica dos postulantes e políticos. É muito fácil prometer, o difícil é fazer. Ou você já se esqueceu da última campanha para a prefeitura da capital!

Logo, vamos presenciar, no vídeo, muitos candidatos com discursos e propostas de luta em defesa do servidor público, por exemplo, na mais pura desfaçatez, mas, na vida pública, nunca moveu um palito de fosforo queimado para ajudar a categoria.

 

Separado o joio do trigo, identificada à origem e conhecida a biografia dos candidatos e sua postura atual, deve-se, então, proceder à escolha dos eleitos, levando-se em consideração dois aspectos importantíssimos, o da seriedade e o da competência. Competência intelectual e seriedade no trato dos negócios públicos para bem representar o município, com honra e altivez. 

Mais Sobre Artigo

O inconformismo dos que foram massacrados nas urnas

O inconformismo dos que foram massacrados nas urnas

Cansados da roubalheira que se instalara no país, cinquenta e sete milhões de brasileiros foram às urnas e escolheram Jair Bolsonaro para presidente

Sem reforma administrativa, Porto Velho dificilmente sai da lama

Sem reforma administrativa, Porto Velho dificilmente sai da lama

Muitas promessas haverão de ser apresentadas pelos que lançarem seus nomes na disputa da prefeitura de Porto Velho. É fácil para um candidato identi

Saúde é coisa séria

Saúde é coisa séria

Foi preciso que uma desgraça se abatesse sobre a população mundial para que dirigentes públicos e autoridades da área da saúde, principalmente no Es

A encruzilhada social de nossos dias

A encruzilhada social de nossos dias

Este é, sem dúvida, um momento muito difícil para Porto Velho, Rondônia e o País. Em razão da pandemia do Covid-19, de uma forma geral, se adotou, p