Quarta-feira, 2 de maio de 2012 - 06h29
Despojado da sua principal característica: a capacidade de mobilização das massas, o movimento sindical enfrenta enorme dificuldade de persuasão dos seus associados em Rondônia e inaugura a etapa da midiatização da greve, ao anunciar pelos veículos de comunicação o dia e a hora da paralisação antes mesmo de quaisquer conversações sobre as reivindicações.
Sem sucesso no desenvolvimento das estratégias de renovação dos seus quadros, de onde emergiram lideranças do tradicional sindicalismo doutrinário, com ramificações na Central Única dos Trabalhadores (CUT), e do pseudo avanço do sindicalismo de resultados defendido pela Força Sindical, só restou mesmo apelar para a tática do “grevismo”.
Mais ou menos assim: radicaliza-se para depois buscar a mesa de negociação com o patrão, que, no serviço público, por exemplo, começou a avocar a lei de responsabilidade fiscal e bater o pé para negar qualquer pretensão dos trabalhadores públicos no sérvio público. Na iniciativa privada o fenômeno do desemprego continua a regular a participação do operário.
Cenário perfeito! Sem poder de mobilização e conteúdo programático – ideológico – não restou mesmo às entidades sindicais outra opção a não ser a contratação de jornalistas especializados em assessoria de imprensa para corroborarem com o processo de “midiatização da greve”.
É dessa forma que, a greve sai direto da sala dos dirigentes do movimento sindical e ganha repercussão nos sítios de notícias e redes sociais pela livre e expressa vontade de quem deveria exercitar e praticar o convencimento como instituto de conscientização dos associados.
A greve ganha, então, caráter tecnicista e deságua sempre em novo litígio no Judiciário, pelo fato das entidades abandonarem o diálogo e partirem de imediato para o radicalismo, com raras exceções.
Talvez por isso, sindicatos como o Singeperon, Sinjur, e agora o Sticcero, reeditem tantos e sucessivos comunicados de greve e distribuam aos meios de comunicação para no dia seguinte voltarem atrás.
Fonte: Blog do Bidu, do jornalista de Opinião Abdoral Cardoso
A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência
Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos
Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”
Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu
Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C
O Brasil vive uma barafunda generalizada, onde quase todos reclamam do governo Lula, mas poucos são aqueles que estão dispostos a dar sua cota de sa