Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Comissão da Amazônia aprova ZPE para Ji-Paraná


  


Foi aprovado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 4.735 de 2009, que dispõe sobre a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município de Ji-Paraná.

As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas voltadas a produção de bens, comercializados exclusivamente no exterior. Essas empresas gozam de benefícios fiscais, aduaneiros e cambiais, contribuindo para a redução dos desequilíbrios sociais, com a geração de emprego e renda nos municípios em que estão instaladas.

Segundo José de Abreu Bianco (DEM), prefeito de Ji-Paraná, a ZPE trará diversos benefícios ao município. “É uma primeira etapa vencida, agora aguardamos a aprovação do Senado. Esse é um projeto do senador José Sarney que beneficiará diversos municípios brasileiros. Estamos muito felizes e vislumbramos um futuro muito promissor para Ji-Paraná”, afirmou.

Segundo o relator do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado federal Lindomar Garçon, o texto foi aprovado por unanimidade pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento, no último dia 27.

Em seu relatório Lindomar fala da importância das ZPE’s e cita como objetivos a redução dos desequilíbrios regionais, o fortalecimento do balanço de pagamentos, a promoção da difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do país. Ele deu como exemplo os bons resultados obtidos por diversos países, entre eles os Estados Unidos, Índia, México e China, na alavancagem das exportações locais. “As ZPE’s são um poderoso mecanismo de desenvolvimento, de geração de emprego e oportunidades empresariais nas mais diferentes economias”, afirmou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)