Quinta-feira, 10 de agosto de 2006 - 23h19
O Festival folclórico é esperado com ansiedade pelos amantes da brincadeira de Boi-Bumbá
De hoje até domingo Guajará-Mirim se transforma na capital brasileira da brincadeira de Boi-Bumbá, com a realização do Festival Folclórico conhecido como "O Duelo da Fronteira" que promove a disputa dos bois Flor do Campo e Malhadinho. O festival foi idealizado pelo "seu" Aderson Mendes da Silva então presidente da União Municipal de Associação de Moradores UMAM com a orientação e apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Campus de Guajará-Mirim.
Em 1995 realiza-se o Primeiro Festival Folclórico da Pérola do Mamoré com a presença dos dois principais bois-bumbás da região: Flor do Campo e Malhadinho, porém, marcadas somente pelas apresentações das danças, sem competição.
Em 1996 realiza-se o segundo Festival também sem competição.
O III Festival realizado em 1997 marca o início das competições e da grande rivalidade entre as duas principais agremiações de bumbás, pois, é a partir dessa data que se inicia "o Duelo da Fronteira", uma competição que ao final, somente uma é consagrada vencedora que, neste festival, foi conquistado pela agremiação do Boi-Bumbá Malhadinho, também repetindo a dose no ano seguinte ,1998, consagrando-se bicampeão.
Nos anos de 1999, 2000, 2001(em 2002 não houve competição) e 2003, o Boi-Bumbá Flor do Campo consagra-se como o grande vencedor do V, VI, VII e IX Festival, acirrando ainda mais a rivalidade e o entusiasmo dos expectadores em assistir o desenrolar dos futuros duelos.
E, em 2004, o resultado final simbolizou o clima de disputa e de duelo entre as duas associações de Bumbás rivais: Malhadinho e Flor do Campo, o empate.
Em 2005 o boi bumbá Malhadinho conquista o XI Festival Folclórico de Guajará-Mirim, consagrando-se como o grande campeão.
Para o ano de 2006 espera-se mais um grande espetáculo e de disputa entre os dois principais bois bumbás da região proporcionando a todos aqueles que acompanham o evento a magia contagiante do folclore local refletida no brilhantismo e na explosão de alegria a cada apresentação, contribuindo para o fortalecimento e expansão da cultura local no cenário Estadual, Nacional e Internacional.
Programação
Sexta Feira 12 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Bolivianos; 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"
Sábado 13 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Brasileiros. 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Malhadinho".
Domingo 14 de agosto - 20:00h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"; 22:10h - Apresentação do Boi Bumbá "Malhadinho"
Fonte: Sílvio Santos
Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5
Faltando um dia para a tradicional Cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) 2025, a Paredão A
Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos
Com uma nova estrutura administrativa a partir da próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Porto Velho passa a operar com o tamanho da máquina púb
Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho
A Prefeitura de Porto Velho passa a operar, a partir da próxima segunda-feira (7), com uma nova estrutura administrativa. A mudança está regulamenta
Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), segue avançando nas ações de infraestrutura viária. Nes