Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Após decisão do STJ, JTP Transporte tem nova data para assumir serviço em Porto Velho

Prefeitura vai oferecer um transporte coletivo de qualidade com maior conforto e com credibilidade


Após decisão do STJ, JTP Transporte  tem nova data para assumir serviço em Porto Velho - Gente de Opinião

Na manhã desta segunda-feira (17), em coletiva de imprensa, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), explicou a decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, que derrubou a suspensão do contrato da Prefeitura de Porto Velho com a empresa JTP Transportes, vencedora da licitação para o serviço de transporte coletivo na Capital.

O titular da Semtran, Nilton Kisner, informou que fica reaberto um novo cronograma para que a empresa JTP Transportes, Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda. assuma o sistema do transporte.

“Agora o novo prazo é 17 de outubro de 2020. Esta é a situação de hoje e, iniciamos essa nova fase, o que demonstra o quanto a gente tem acreditado na Justiça. Queremos levar aos munícipes que usam o transporte coletivo uma qualidade de transporte com maior conforto e com credibilidade, que atualmente o município não consegue oferecer", disse Kisner.

O secretário lembrou ainda que, o edital previa 130 ônibus e, a vencedora do processo, comprometeu-se em adicionar mais 10% de reserva, ou seja, chega a 143 unidades (veículos) para atender a demanda local.

“A licitação transcorreu com a forma de análise em técnica e preço, em duas etapas e a empresa aplicará um valor abaixo do previsto, sendo a tarifa definida em R$ 4,05, com uma capacidade de serviço melhor, sendo na idade da frota, acessibilidade e serviços disponíveis gratuitos”, informou o secretário da Semtran.

Para atender a nova demanda, a Semtran já deu início ao processo de georreferenciamento das paradas de ônibus e, ainda, realiza um estudo de readequação das linhas para facilitar o acesso dos usuários ao serviço.


STJ

Para o ministro do STJ, João Noronha, as argumentações da Prefeitura de Porto Velho foram válidas, já que em seu ponto de vista a decisão tomada pelo TJ/RO interferiu de maneira precipitada e indesejável, nas ações do Poder Executivo municipal.

“Na espécie, ficou devidamente demonstrado pelo requerente que a decisão impugnada compromete o início da prestação do serviço e tem o potencial de afetar os usuários do transporte público na municipalidade. Ademais, não se pode desconsiderar os argumentos apresentados pelo requerente acerca dos efeitos sociais e econômicos decorrentes da alegada má prestação do mencionado serviço pela atual concessionária”, disse o ministro na decisão.

Com isso, a JTP Transporte poderá reiniciar seu processo de inserção no serviço de transporte público em Porto Velho. Atualmente, os trabalhadores do sistema estão sem receber salários há mais de dois meses e vem trabalhando de forma reduzida.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)