Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Fukushima: Japão consegue resfriar 3 reatores nucleares



BBC Brasil

A usina Daiichi foi danificada pelo pelo terremoto e tsunami que atingiram o país em 11 de março.

Segundo a agência de notícias Kyodo News, a temperatura da água dos reservatórios de combustível dos reatores 5 e 6 caiu depois que um gerador de energia recém-conectado aos cabos de força conseguiu reativar o sistema de resfriamento neste sábado.

A companhia que opera a usina, Tokyo Electric Company (Tepco), disse que deverá restaurar a energia elétrica nos reatores 1 e 2 da usina até domingo.

Em comunicado, a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) advertiu que, mesmo que se consiga reativar o fornecimento de energia nos dois reatores, ainda não se sabe se as bombas de água que resfriam os reservatórios de combustível funcionarão, ou se foram permanentemente danificadas.

O diretor geral da AIEA, Yukio Amano, deixou o país neste sábado rumo a Viena, após ter reuniões com líderes do governo e com oficiais da Tokyo Electric Company (Tepco), empresa que opera a usina Daiichi.

Resfriamento com água

Os bombeiros também terminaram nesta madrugada (hora local do Japão) a operação de resfriamento do reator número 3 da usina.

Eles passaram 13 horas despejando água no reservatório de combustível nuclear do reator com uma mangueira, até conseguirem baixar sua temperatura.

De acordo com a Kyodo, uma operação semelhante já começou a ser realizada no reator número 4.

O tsunami que atingiu a província de Fukushima, que fica 220 quilômetros à nordeste de Tóquio, causou uma pane nos sistemas de resfriamento dos reatores.

Enquanto os técnicos lutavam para impedir o superaquecimento das estruturas, quatro reatores sofreram explosões provocadas pelo acúmulo de hidrogênio.

O aquecimento e evaporação da água do reservatório onde ficam as barras de combustível nuclear dos reatores provocou o vazamento de material radioativo, causando pânico na população.

Radiação

Neste sábado, o governo japonês informou que na última quinta-feira foram detectados níveis de iodo radioativo mais altos do que o permitido pela legislação japonesa na água encanada de uma cidade na Província de Fukushima.

Em outras cidades da região, encontrou-se níveis altos de iodo radioativo também no leite e em alguns vegetais, aumentando a preocupação do governo com a contaminação, segundo a Kyodo.

De acordo com a AIEA, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão proibiu a venda dos produtos e está realizando mais testes.

Pequenas quantidades da substância radioativa foram encontradas também na água de Tóquio e na maioria das Províncias vizinhas de Fukushima, informou o governo.

O Ministério da Saúde advertiu os governos locais de que, se a quantidade de materiais radioativos na água aumentasse, a população deveria evitar beber água da torneira.

No entanto, segundo a Kyodo, o Ministério afirmou que, até o momento, o uso normal da água encanada não oferece risco à saúde.

O terremoto de magnitude 9,0 seguido de tsunami causou devastação no Japão e mergulhou o país em uma crise nuclear e humanitária.

O número de mortos em conseqüência da catástrofe chega a 7,6 mil, segundo a polícia japonesa.

Cerca de 360 mil pessoas que abandonaram suas casas se juntam a outros 26 mil sobreviventes resgatados dos destroços do tsunami.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)