Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Desaprovação de Trump é de 60 por cento, aponta pesquisa


Desaprovação de Trump é de 60 por cento, aponta pesquisa - Gente de Opinião

247, com Prensa latina - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem o elevado índice de desaprovação de 60 por cento, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (31). A pesquisa, realizada entre 26 e 29 de agosto, indica também que a maioria dos norte-americanos apoia a investigação sobre as eleições de 2016.

De acordo com a sondagem, realizada pelo The Washington Post e ABC News, a maioria do público voltou-se contra o presidente e se opõe aos seus esforços para influir no Departamento de Justiça e na investigação do promotor especial Robert Mueller a respeito das eleições.

Apenas 36 por cento dos mil entrevistados aprovou o desempenho do chefe da Casa Branca. Quase a metade, 49 por cento, considerou que o Congresso deveria começar um processo de impechment que poderia levar Trump a ser destituído, enquanto 46 por cento foi contra.

Quanto à investigação encabeçada por Mueller, que apura uma suposta interferência eleitoral russa em 2016 e uma suposta cumplicidade com a campanha do presidente, 63 por cento dos entrevistados apoiou que o inquérito vá até o fim, frente a 29 por cento de opiniões contrárias.

Para a maioria dos pesquisados, o chefe de Estado tem interferido na investigação de Mueller de uma maneira que equivale à obstrusção de justiça, algo com o que 35 por cento não concordam.

Trump tem tentado conseguir apoio para os candidatos republicanos nas eleições de 6 de novembro próximo, comemorando resultados econômicos positivos de sua administração.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira confirmou que apesar da pouca popularidade do presidente junto ao eleitorado, 45 por cento dos entrevistados aprova seu desempenho na área econômica.

Como evidencia a maioria das pesquisas deste tipo, o apoio ou a rejeição ao mandatário estão fortemente ligados aos alinhamentos partidários: enquanto 78 por cento dos republicanos consideram positivo seu trabalho, 93 por cento dos democratas e 59 por cento dos independentes consideram negativo.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe

Com avanço nas Américas, Delta é "altamente preocupante", diz Organização Pan-Americana de Saúde

Com avanço nas Américas, Delta é "altamente preocupante", diz Organização Pan-Americana de Saúde

A variante Delta do novo coronavírus é "altamente preocupante", à medida que a mutação tem se espalhado para quase 20 países nas Américas, disseram