Terça-feira, 26 de janeiro de 2010 - 08h11
Renata Giraldi
Agência Brasil
O governo do Peru está em alerta desde o último fim de semana, quando forte chuva atingiu a região de Cuzco e bloqueou a ferrovia que dá acesso ao sítio arqueológico de Machu Picchu. Estimativas oficiais indicam que há cerca de 2 mil turistas na região da cidade de Águas Calientes – que serve como apoio para aqueles que visitam a área. O Itamaraty confirma que há brasileiros entre os detidos.
Por enquanto, não há um número exato de brasileiros que poderiam estar no grupo de turistas. Porém, cálculos iniciais indicam que seriam entre 100 e 120 pessoas. A região de Cuzco é bastante visitada pelos admiradores da cultura inca.
Uma das alternativas do Ministério do Comércio e Turismo é remover os turistas que estão na região utilizando helicópteros – considerado o único meio possível. Os turistas serão levados para a cidade de Ollantaytambo. O objetivo é utilizar seis helicópteros policiais e militares. As crianças e idosos terão prioridade de embarque.
Desde sábado (23), o acesso a Machu Picchu - principal destino turístico do Peru - está bloqueado. Os voos comerciais entre Lima e Cuzco também foram cancelados. Centenas de caminhões e ônibus ficaram parados em duas das principais estradas da região.
Nos últimos três dias, as chuvas que transbordaram os rios Vilcanota e Rio Blanco provocaram duas mortes, causaram inundações em cerca de 50 casas da região e destruíram centenas de hectares de plantações de milho. As ruínas de diversos sítios arqueológicos já sofreram danos, mas o governo do Peru ainda não detalhou as perdas.
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe