Domingo, 18 de janeiro de 2009 - 17h03
Agência Brasil
Brasília - Um grupo de brasileiros fez um protesto hoje (18) em Tóquio, no Japão, contra as demissões em massa geradas pela crise financeira internacional.
De acordo com a agência de notícias BBC, a manifestação, organizada por um grupo de lideranças que recebeu o nome de SOS Comunidade, reuniu cerca de 400 pessoas, mais da metade era de brasileiros que protestaram por melhores condições de vida.
Miguel Kamiunten, um dos organizadores do evento, disse que o objetivo da passeata foi mandar um recado ao governo japonês de que os brasileiros são unidos e mostrar para a sociedade japonesa as dificuldades que os imigrantes estão passando por causa da crise.
Entre as principais reivindicações estavam a revisão da lei de terceirização da mão-de-obra, moradia temporária aos que estão desalojados e apoio para a reinserção no mercado de trabalho através de treinamento e capacitação profissional.
Os manifestantes pedem também melhores condições para adaptação das crianças brasileiras nas escolas públicas e apoio para as empresas e escolas que prestam serviços à comunidade brasileira que vive no país.
Segundo a presidente da Associação das Escolas Brasileiras no Japão, a professora Julieta Yoshimura, o número de evasão escolar de estudantes de escolas brasileira está em torno de 60%.
Muitas crianças estão em casa , sem fazer nada, pois os pais não podem pagar as mensalidades, mesmo com a maioria das escolas dando descontos e facilitando o pagamento, avaliou a educadora.
Antes do início da manifestação foi realizada uma assembléia para coletar assinaturas para um abaixo-assinado que será encaminhado ao governo japonês com os pedidos dos imigrantes.
Uma nova manifestação está marcada para o dia 1º de fevereiro, em Nagóia, capital da província de Aichi, que abriga o maior número de brasileiros no Japão.
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe