Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Juruá transborda em Cruzeiro do Sul e desabriga famílias


Rio Juruá transborda em Cruzeiro do Sul e desabriga famílias - Gente de Opinião

Pelo menos 30 famílias que residem no barro da Lagoa e na região conhecida por Moa, em Cruzeiro do Sul, no Acre, já tiveram de ser removidas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros Militar, expulsas pela enchente do rio Juruá, que na manhã desta segunda-feira (26), ultrapassou a cota de transbordamento, (13m) e está medindo 13.49m, em sua calha mais profunda.

A enchente repentina do rio Juruá é motivado pelas chuva nas cabeceiras do manancial, onde o seu principal afluente (rio Moa), ainda recebe muita água.

Nas áreas atingidas pela enchente a energia elétrica foi suspensa para evitar acidentes. Estima-se que pelo menos 150 famílias já deixaram suas casas por conta própria. As demais, onde saem com a ajuda da Defesa Civil, estão sendo removidas para abrigos públicos improvisados em escolas e creches do município.

O prefeito da cidade Vagner Sales colocou toda estrutura da prefeitura para auxiliar os desabrigados e deve decretar situação de emergência inda esta manhã.

Do alto da cidade, é possível ter uma dimensão do alcance das água que praticamente fez desaparecer as ruas do bairro da Lagoa.

Apesar dos transtornos causado pela enchente, a bela paisagem do rio Juruá impressiona e atrai dezenas de curiosos que aproveitam para tirar fotografias de cima da ponte.

No fim desta tarde, a Defesa Civil Estadual, que monitora a elevação do nível do rio Juruá, deve emitir um novo boletim, informando a situação do momento.

Serviço:
Afluente = Rio Moa
Cota de Alerta = 11,80 m
Cota de Transbordamento = 13,00 m

Fonte: Salomão Matos / ac24horas / Rio Branco- Acre
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)