Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 14h53
![]() |
Daniel Panobianco - A forte massa de ar polar que avança pelo continente sul americano tem duas grandes características. A primeira, a sua intensidade, que deverá trazer temperatura ainda mais baixa na noite desta terça-feira para o Sul e parte do Centro-oeste do Brasil.
A segunda é a grande área territorial, com mais de 8 mil quilômetros de extensão. A massa influencia desde o sul da Argentina até o Peru e Acre, segundo os modelos numéricos.
Os efeitos mais fortes até agora foram no Chile, onde ocorreu a maior nevasca dos últimos 30 anos, isolando comunidades inteiras e obrigando as autoridades a realizar resgates por helicópteros, segundo informações do site do principal jornal do país, El Mercurio. Na região norte de Aysén, mais de 200 pessoas estão ilhadas.
A região de Coyhaique registrou 1,5 metros de neve durante 28 horas de chuvas. O mau tempo cortou caminhos, entre eles, a Ruta 7, que está interrompida a uns 50 quilômetros ao sul de Coyhaique, na Cuesta del Diablo. Em Coyhaique vivem 56 mil pessoas, dentre elas, cerca de seis mil na zona rural. Na província de Buenos Aires, na Argentina, a neve atingiu os pontos mais elevados da cidade. Há relato de chuva associada a neve no Mar Del Plata. Nos últimos 20 anos, situação semelhante havia ocorrido apenas três vezes naquela região.
A partir da madrugada desta quarta-feira (14), parte do interior paulista, de Goiás e Rondônia sentirão o vento extramente gelado do ar polar.
Até o próximo domingo (18), vários recordes de frio poderão ser quebrados no Sul, Centro-Oeste e em Rondônia. (Fotos: El Divisadero)
![]() |
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir