Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Estande Seapes-Emater faz sucesso na Expoari


Um dos estandes mais visitados desde a abertura da Exposição Agropecuária de Ariquemes tem sido o da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO).

"Estão representados ali todos os principais programas de trabalho da Seapes/Emater, como o Inseminar, de melhoria genética do gado, o Semear, de distribuição de sementes selecionadas, o Solo Fértil, de aplicação de calcário dolomítico para correção de acidez, e de mecanização agrícola, que já beneficiou 15 000 pequenos produtores em todo o Estado com 75 000 horas-máquina nos últimos quatro anos", afirmou o chefe de gabinete da Seapes, Evaldo Lima, que acompanhou equipe técnica da secretaria presente à abertura da festa, no último sábado (21/07).

Um dos destaques do estande é uma maquete elaborada pela equipe técnica do escritório local da Emater, coordenado por João Abílio Diniz.

Na região de Ariquemes, algumas das iniciativas mais bem-sucedidas foram: (1) através do Projeto Inseminar, o atendimento a 10 associações, que englobam 94 famílias, com a aplicação de sêmen de alta linhagem em bezerras com aptidão leiteira, nas Linhas 60, 70 e ao longo das BRs 364 e 421; (2) a formação da Cooperativa de Agricultores Familiares Piscicultores, que irá abastecer o primeiro frigorífico de peixes na cidade, a ser inaugurado nos próximos 90 dias; (3) a distribuição de 1.400 toneladas de calcário para 26 associações; (4) a distribuição de 132.000 kg de sementes selecionadas, e o conseqüente recebimento de mais de 60 toneladas de alimentos, distribuídos às famílias carentes da cidade e (5) o ProMec, que atendeu a 222 famílias das Linhas C-165 e C-167, principalmente com enleiramento, abertura de carreadores e terreirões para secagem de café.

"Especificamente em relação ao ProMec, é bom frisar que já estão reservadas para este ano mais 2 000 horas-máquina, que irão beneficiar cerca de 400 famílias", explica o secretário titular da Seapes. Marco Antonio Petisco.

Fonte: Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM realizou

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

A fim de evitar as queimadas no município de Guajará Mirim, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam promoverá ações lúdicas de c