Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Especialistas debatem terra preta da Amazônia ...


As terras pretas, encontradas nas margens dos rios da Amazônia, são um dos solos mais ricos em nutrientes do mundo. De origem ainda desconhecida, o fenômeno será amplamente discutido por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (arqueologia, ciência do solo, biodiversidade, antropologia, sensoreamento remoto, entre outras) nos dias 19 e 20 de julho, em Manaus, no seminário  “As terras pretas de índio da Amazônia central: estado da arte e pesquisas de sua gênese.

Aas terras pretas são provavelmente oriundas da decomposição de animais e outros materiais orgânicos que existiram na região há centenas de anos. Ao ser carbonizado, esse material teria se unido e formado sítios de elevados teores de nutrientes, protegendo o solo da lixiviação, tão comum na região.

Wenceslau Teixeira, especialista em manejo do solo, afirma ainda não existir estudo definido que determine a origem da terra preta, mas já se sabe que são solos de elevado teor de fertilidade, e que a sua existência decorre da participação direta das populações indígenas amazônicas. Também que se trata de matéria de grande concentração de fósforo, cálcio e outros nutrientes, que são encontrados tanto em espinhas de peixe quanto em cascos de tartaruga e ossos de outros animais.

A organização do evento é da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), Unidade da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Museu de Arqueologia (MAE/USP), o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) e a Universidade do Kansas. O seminário será no auditório Caiaué, localizado no quilômetro 30 da estrada AM-10.

Fonte : EMBRAPA - Maria José Tupinambá (MTb 114/AM)
 

Mais Sobre Meio Ambiente

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM realizou

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

A fim de evitar as queimadas no município de Guajará Mirim, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam promoverá ações lúdicas de c