Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

EMBRAPA: Demandas de pesquisa com café em evento...


Responsável por fornecer soluções tecnológicas, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou reunião técnica, dia 20, sexta-feira, na sede da Empresa em Porto Velho, visando levantamento de demandas da cultura do café.

No evento foram discutidas ações de pesquisa relacionadas às questões climáticas da cultura, entomologia, fitopatologia, fertilidade e nutrição, sócio-economia, melhoramento genético, manejo e tratos culturais, além das ações de comunicação e de transferência de tecnologia, e levantamento das demandas futuras, que nortearão a elaboração de parte do Plano Diretor da Unidade para o período de 2008-2011.

Para André Rostand, pesquisador da Embrapa Rondônia e coordenador do Núcleo de Café, esta reunião fortalece a interação com os agentes da cadeia produtiva, que são fundamentais para o desenvolvimento das ações da Empresa no planejamento participativo das ações de pesquisa. As ações de pesquisa e de transferência de tecnologia no Estado tem o apoio da Embrapa Café e do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. “Para a cafeicultura estadual sobreviver na economia globalizada, necessita de ações imediatas visando a eficiência, a eficácia e, sobretudo a melhoria da qualidade do café, diz o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Victor Ferreira de Souza, sendo a pesquisa uns dos elos principais dessa cadeia produtiva e que muito pode contribuir para o sucesso da produção do café em Rondônia, que é a principal atividade agrícola do Estado, proporcionando mais de 40 mil empregos diretos a pequenos e médios agricultores.

A reunião técnica teve a participação dos seguintes parceiros: Superintendência Federal de Agricultura, Conab, Ceplac, Universidade Federal de Rondônia, Unir, Incra, IBGE, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Seplan, Seapes, Idaron, Emater, Cootraron, Sebrae, Fiero, Fetagro, Grupo de Apoio à Reforma Agrária, Garra, e a Câmara Estadual do Café. Paralelamente a este evento, os técnicos e pesquisadores da Embrapa Rondônia estão realizando a terceira revisão do sistema de produção da cultura do café que, posteriormente, será validado com as instituições parceiras em outros eventos.

Fonte: Embrapa

Mais Sobre Meio Ambiente

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM realizou

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

A fim de evitar as queimadas no município de Guajará Mirim, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam promoverá ações lúdicas de c