Segunda-feira, 5 de julho de 2010 - 09h01
No último dia 27, a ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou o Boletim Transparência Florestal, que apresenta os dados mais recentes do monitoramento independente do desmatamento naquele bioma. Em áreas degradadas, o Acre desmatou mais do que o Estado do Amazonas.
Comparando o desmatamento ocorrido em agosto de 2009 a maio de 2010 com o mesmo período do ano anterior (agosto de 2008 a maio de 2009), houve pequeno aumento de 7% no desmatamento na Amazônia Legal. Em termos relativos, esse aumento foi mais expressivo em Rondônia (71%), no Amazonas (70%), no Acre (60%), seguido pelo Pará (10%). Por outro lado, houve redução de 94% no Tocantins, 34% em Roraima e 19% em Mato Grosso.
Em termos absolutos, o Pará lidera o ranking do desmatamento acumulado com 507 quilômetros quadrados, seguido por Mato Grosso (288 quilômetros quadrados), Rondônia (135 quilômetros quadrados) e Amazonas (127 quilômetros quadrados).
De acordo com o relatório, em abril de 2010, o desmatamento ocorreu principalmente no Mato Grosso (59%), seguido por Pará (23%), Rondônia (10%), Amazonas (6%), e Acre (2%) Por sua vez, em maio de 2010, o desmatamento ocorreu foi mais concentrado no Amazonas (33%), Mato Grosso (26%) e Pará (17%).
Ainda segundo o relatório, em abril, 73% da área desmatada estavam em áreas privadas ou de posse. O restante foi registrado em assentamentos de reforma agrária (15%), terras indígenas (7%) e unidades de conservação (5%).
Em maio, 62% ocorreram em áreas privadas ou de posse, contra 24% em assentamentos de reforma agrária e 14% em unidades de conservação.
Em relação à degradação florestal (florestas que sofreram intensa exploração madeireira ou sofreram fogo florestal), Em maio de 2010, o SAD detectou 48 quilômetros quadrados de florestas degradadas. Desse total, 46% ocorreram em Mato Grosso e 36% no Pará (36%). O restante da degradação ocorreu no Acre (7%), Amazonas (6%) e Rondônia (5%).
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas
Com informações do Imazon.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir