Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Comunidade quilombola é ameaçada por madeireiros


A Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, a Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e o Comitê do Programa Brasil Quilombola promoveram nesta terça-feira (25) em Brasília, um ato em defesa dos direitos quilombolas.

Na ocasião foi discutido a titulação de terras quilombolas, que é tratada no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, determinando que o Estado deve emitir o título das terras ocupadas pelos remanescentes de quilombos.

A titulação é feita pela Fundação Cultural Palmares, que reconhece as comunidades quilombolas e depois encaminha o laudo para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a fim de que seja feita a demarcação das terras. O assunto é polêmico, principalmente porque na maioria das vezes as terras estão nas mãos de madeireiros e posseiros. Atualmente já foram feitos mais de 1.170 reconhecimentos de comunidades quilombolas.

Denúncia - O Deputado Federal Eduardo Valverde(PT/RO) informou, no Plenário da Câmara, que formalizou no Ministério Público Federal de Rondônia denúncia contra madeireiros e grileiros de terra, que têm ameaçado a Comunidade Quilombola de Jesus, na região de São Francisco do Guaporé.

Segundo o parlamentar as ameaças têm sido feitas para que a comunidade desista de sua autodenominação de população quilombola. O Ministério Público encaminhou a denúncia à Polícia Federal, que fará as investigações e a proteção dessa comunidade.

"Quero ressaltar neste momento a importância da Polícia Federal ao dar proteção àquelas comunidades quilombolas, que possuem o direito de serem reconhecidas população quilombola e não podem ser amedrontadas, não podem ser coagidas a renunciar a um direito que é irrenunciável", ressaltou.

Fonte: Leila Brito 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Membros do Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assi

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)