Segunda-feira, 10 de outubro de 2011 - 15h53
A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), iniciou em março deste ano, o projeto de Coleta Seletiva. O sistema permite que haja o recolhimento dos resíduos produzidos nas residências, já separados. Ou seja, o lixo seco e o molhado, distintamente. Isto facilita ainda a identificação dos materiais que podem ser reciclados. Através da coleta os materiais recicláveis são separados em papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
O Aphaville e o Conjunto Rio Candeias foram os primeiros a receber o projeto que teve boa adesão dos moradores, motivo pelo qual a prefeitura estendeu a proposta para demais bairros. Hoje, segundo o coordenador municipal de Limpeza Urbana, Wilson Correia, a Coleta Seletiva já funciona em sete bairros. “Estamos atuando no Alphaville, Santo Antônio, Marechal Rondon, Ulisses Guimarães, Chagas Neto, Odacir Soares e Rio Candeias”, citou.
Ele afirma ainda que a prefeitura vai intensificar as campanhas sobre Coleta Seletiva, a entrega de material informativo e orientar os moradores sobre o sistema. “Vamos continuar com os carros de som, faixas, pit stops e divulgar na mídia local sobre esta ação. O importante é tirar as dúvidas sobre a coleta e sua importância e também mudarmos alguns hábitos sobre o descarte do nosso lixo”, disse Wilson.
O coordenador explica ainda que com adesão dos moradores e a conscientização de que a Coleta Seletiva é essencial para toda a cidade, será possível estender para todo o município, inclusive para os distritos. “Queremos em breve estar contemplando os bairros Centro, Arigolândia,Caiari,Olaria Pedrinhas, São João Bosco, São Cristovão, Liberdade, N. S. Das Graças, Nova Porto Velho e Embratel”, disse.
Wilson explica ainda que o material coletado que pode ser reciclado é entregue na cooperativa dos catadores localizada no galpão da Vila Princesa. E a coleta é executada uma vez por semana e é somente lixo seco. O lixo molhado é recolhido normalmente, em dia diferenciado.
Evolução
Sobre a evolução do projeto Wilson explica que com a rápida adesão dos moradores foi possível levar a coleta para outros bairros, antes do previsto. “Inclusive com a expansão do projeto já ampliamos os grupos de orientadores da coleta. Passamos de um grupo, para oito. E implantamos ainda um telefone para informações (0800-647-1391), por exemplo, porque o caminhão não passou ou o lixo não foi coletado, pois o que acontece é que as vezes a pessoa não separa o lixo seco do molhado, tem duvidas e esta é mais uma opção para sanar esses questionamentos”, disse.
Fonte: Meiry Santos
Foto: QUINTELA
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir