Porto Velho (RO) domingo, 5 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Chuvas fortes no interior; E a previsão é de mais temporal


Os temporais não cessam no interior de Rondônia. Algumas cidades já registraram todo o volume de chuva esperado para o mês de novembro. Alagamentos e o aumento considerável no nível de rios já são notórios. A previsão indica muita chuva para os próximos dias, inclusive na capital.
Daniel Panobianco
- O fenômeno ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), está de volta e instabilizando a atmosfera em grande parte do Brasil. O evento tem origem quando uma frente-fria passa pelo Sul e Sudeste ficando estacionada por alguns dias. O canal de umidade entre a Amazônia e esta frente-fria é estabelecido, quando os ventos sopram de noroeste transportando calor e umidade, combustíveis essenciais para a formação de grandes aglomerados de chuvas.
Normalmente, uma ZCAS dura entre três e cinco dias, mas dependendo das condições atmosféricas, a mesma pode se estender por mais de uma semana. Dentro do cinturão de nuvens da ZCAS, a formação de células profundas de convecção, que causam temporais com raios e rajadas de ventos é comum.
Chuvas fortes no Estado
As chuvas fortes e mais generalizadas vieram a todo vapor em Rondônia nesta primeira quinzena de novembro. Os temporais de fim de tarde, típicos da estação, estão mais intensos e sempre acompanhados de rajadas de ventos e raios. Só esta semana, a região de Cacoal registrou quase 200 milimetros de precipitação, o que corresponde ao total previsto para todo o mês de novembro. Os agricultores que amargaram prejuízos, principalmente com a cultura cafeeira devido à intensa estiagem deste ano, agora comemoram vendo o solo bastante úmido.
Na tarde de sexta-feira, por volta das 14 horas, um intenso temporal atingiu a zona urbana causando alagamentos em diversos pontos. A precipitação colocada pelo hidroestimador do CPTEC/INPE ultrapassou 80 mm em apenas duas horas.
Previsão
A previsão para os próximos 7 dias é de muita chuva em praticamente todo o Estado. Com o estabelecimento da ZCAS, a chuva deve permanecer em caráter intermitente, como já ocorre agora nas regiões de Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho. O dia já amanheceu nublado e a chuva cai sem parar. Os volumes mais otimistas colocados pelos modelos de previsão numérica indicam mais de 100 milimetros, principalmente na região de Porto Velho. Volumes intensos de chuva na capital sempre geram transtornos à população com alagamentos de córregos e igarapés.
Dados: CPTEC/INPE - COLA
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Augustin T. O'Brien Caceres, empresário de sucesso, e entusiasta da preservação ambiental, está transformando seu empreendimento em um movimento glo

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)