Porto Velho (RO) domingo, 6 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Fest Cineamazônia divulga premiados da 6ª edição



Tendo como mestres de cerimônias, Fernanda Kopanakis, uma das organizadoras do Festival e o jornalista Solano Ferreira, a cerimônia de entrega dos prêmios da 6ª edição do Fest Cineamazônia, realizada sábado (15) no auditório do Teatro Um do SESC Esplanada, contou ainda com a homenagem ao ator Antonio Pitanga e a exibição do filme convidado, o documentário produzido pelo Greenpeace: “Soja, em nome do progresso”, dirigido por Todd Southgate e ainda show de encerramento com cantor Bado e participações especiais. 

O curta-metragem pernambucano “A vida é curta”, de Leo Falcão, levou o Prêmio de Melhor Filme, uma câmera de Vídeo Digital e o Troféu Mapinguari, e recebeu ainda mais dois Troféus: O Prêmio Chico Mendes de Melhor Roteiro e o Prêmio de Melhor Ator para Fernando Escrichi.

O Prêmio Marina Silva de Melhor Montagem foi para o filme “Calango Lengo, morte e vida sem ver água”, de Alessandro Monnerat (São Paulo). O filme “Uma cruz, uma história e uma estrada”, de San Costa venceu na categoria
Prêmio Silvino Santos de Melhor Fotografia.  Já o Prêmio de Melhor Atriz ficou com Lala Schneider, do Paraná, por sua atuação em “Vovó vai ao supermercado”.

Nas categorias Melhor Direção e Prêmio Danna Merrill de Melhor Documentário, os jurados do Festival escolheram respectivamente “Entre cores e navalhas” de Catarina Accioly e Iberê Carvalho, do Distrito Federal e o documentário cearense “Câmera viajante”, de Joe Pimentel.

O filme “Doce turminha e o bom samaritano”, do catarinense Eduardo Drachinski foi agraciado com o Prêmio Capô – Maurice Capovilla de Melhor. A Menção Honrosa do Júri Vídeo Reportagem Ambiental foi para “O Legado” de Franck Coe, cineasta do Rio Grande do Sul. O Prêmio Júri Popular (Thiago de Mello) foi para o filme “Ninguém dá bola pro Ernesto”, do cineasta do Paraná, Luigi Franceschi.

Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira de Melhor Experimental foi para o vídeo “Quase todos os dias”, de Alberto Bitar (Pará), O filme “Nas asas do condor”, da paulista Cristiane Garcia ganhou o Prêmio Vitor Hugo de Melhor Ficção. Outro paulista, Leonardo Cadaval conquistou o Prêmio Major Reis para Melhor pelo filme “Pajerama”. O Amazonas também esteve representado no Fest Cine 2008 com o documentário “Criminosos”, de Sérgio Andrade ganhador do Prêmio ABD – Rondônia.

Três produções rondonienses saíram vencedoras da 6ª edição do Festival. O documentário “Inventário das sombras”, de Joesér Alvarez ganhou cinco prêmios: Prêmio de Melhor produção rondoniense, Melhor diretor rondoniense, Melhor Montagem rondoniense, Melhor Trilha Sonora original rondoniense e Melhor Roteiro rondoniense pelo documentário.

De Rondônia também foi premiado “Viagens a Machadinho”, da jornalista Wagna Vieira como Melhor Vídeo Reportagem Ambiental Nacional. Já o Prêmio de Melhor Vídeo Reportagem Ambiental de Rondônia foi para “Surui, via satélite”, da jornalista Andréia Fortini, que pela segunda vez ganha o Prêmio. Na edição 2006 do Fest Cineamazônia, Andréia ganhou na mesma categoria por “Crise de identidade”.

A 6ª edição do Festival com o tema “Não – A Natureza não pode sair de cena” aconteceu em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro no SESC ESPLANADA, com entrada franca.

O Fest Cineamazônia contou com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura,  tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense.

Fonte: Ascom/Fest Cineamazônia

 

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi

NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia

NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia

A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)