Segunda-feira, 11 de novembro de 2019 - 11h01
Jovens atletas das escolas Laura Vicuña, Sapiens, Dom Bosco e escolinha Mato Grosso abrilhantaram o I Torneio Solidário de Futsal da Escolinha Mato Grosso, no último sábado, 9, na quadra da Escola Nossa Senhora das Graças. A garotada fez bonito e o resultado final foram ótimas jogadas, dribles de cair o queixo e uma chuva de gols marcados totalizando 30 vezes em que a bola ficou no fundo das redes.
O torneio marcou o encerramento das atividades deste ano do projeto social coordenado pelos professores Elciney, Arthur e Moisés. O projeto, sem fins lucrativos, atende duas vezes por semana garotos na faixa etária de 8 a 17 anos, que moram na região do bairro Mato Grosso. A ideia do torneio, ressalta o professor Elciney, foi promover a integração de alunos da Escolinha Mato Grosso e alunos de outras escolinhas de futsal.
A primeira etapa teve como campeã a equipe do Instituto Laura Vicuña (categoria Sub 7 e 8 anos) que jogou uma partida acirrada contra o time do colégio Sapiens, perdendo por 3 a 2. Em seguida, venceu a equipe da Escolinha Mato Grosso, por 3 a 0. Com a derrota do Sapiens por 3 a 1 no jogo contra Mato Grosso, Laura Vicuña ficou em primeiro lugar graças ao saldo de gols, cinco no total.
Na etapa seguinte do torneio, a equipe da Mato Grosso se sagrou campeã desbancando o Laura Vicuña por 1 a 0 e vencendo o Sapiens com o placar de 3 a 0. Já na terceira fase, com atletas da categoria 12 a 14, a escolinha Mato Grosso não deu mole para as demais equipes e bateu o Dom Bosco por 2 a 1 e o Sapiens por 3 a 2, e mais uma vez ficou em primeiro lugar com duas vitórias com o saldo de cinco gols.
O time do Dom Bosco ficou na lanterna, com o saldo de 3 gols. As partidas foram acirradas, e apesar de enfrentarem times mais experientes que já treinam juntos desde o início do ano, os alunos jogaram com muita raça, mas não conseguiram superar a prevalência tática dos adversários.
O professor Elciney ressalta a importância da prática esportiva e a necessidade de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares. Ele defende a prática esportiva como instrumento educacional para o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes.
Conforme o treinador da equipe do Instituto Laura Vicuña, professor Daniel, vale ressaltar que o esporte, aliado à educação, é uma poderosa ferramenta de proteção social e resgate de crianças e jovens, pois, quando não estiverem na escola, estes se manterão ocupados e diminuindo o ócio e evitando o risco de estarem nas ruas, convivendo e aprendendo o que não devem.
De acordo com o também professor Edivan Melo, a prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. “Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade”, explica.
Galeria de Imagens
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi
NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia
A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao
Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado
O atleta Bruno Henrique embarca para mais uma competição nacional no próximo dia 29 de junho, para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu,