Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

SENAI há 60 anos forma e emprega trabalhadores em Rondônia


Marcelo Thomé - Gente de Opinião
Marcelo Thomé

Há mais de seis décadas o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) formou e encaminhou para o trabalho formal mais de 350 mil pessoas no estado. Isso mostra de forma inequívoca que a metodologia SENAI é um modelo que deu certo. 

A metodologia conta com a participação das empresas e indústrias de todo o Brasil e independentemente do porte, as pesquisas sobre os egressos são contínuas e têm o objetivo de verificar a aderência dos cursos ofertados pelo SENAI perante as demandas do mercado e das indústrias.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé ressalta a constante atualização do SENAI é um dos seus legados. “350 mil trabalhadores qualificados é um número significativo para a indústria e o setor produtivo, que absorveu essa mão de obra profissionalizada. Isso faz parte do dinamismo da entidade que acompanha a evolução industrial, pois para sermos competitivos é fundamental inovar constantemente, porque faz parte do processo de capacitação do trabalhador”, disse. 

Thomé argumenta que a formação de hoje, com a rapidez das mudanças tecnológicas, talvez não sirva para daqui a cinco anos. “Por isso, o SENAI tem o Know-how para estar na frente, ou seja, preparando hoje o profissional do futuro. Rondônia ganhou destaque nacional ao atingir nota 8.9 no Sistema de Avaliação de Educação Profissional (Saep). O DR-RO ficou em segundo lugar na classificação entre os 27 DRs, ficando atrás apenas de Pernambuco. O resultado tão significativo constitui um marco”, afirma.

O líder empresarial também cita o resultado da mais recente pesquisa de egressos feita pelo Departamento Nacional do SENAI. “Nosso índice de empregabilidade de ex-alunos dos cursos técnicos da instituição em Rondônia está em 94 por cento de trabalhadores ativos no mercado. São números e resultados que nos orgulham em dar essa resposta tão positiva para a indústria”. 

Muitas empresas de pequeno e médio porte são de propriedade de ex-alunos do SENAI. Aquele que faz o curso de eletromecânica ou técnico em refrigeração, o egresso monta sua própria empresa. A pesquisa do Departamento Nacional também diz que 30 por cento dos jovens formados pelo SENAI entram no mercado de trabalho como empreendedores. Este é outro dado importante para mostrar que ao fazer um curso na instituição, pode se empregar como pode ser um empregador. 

A proposta da FIERO e dos seus braços operacionais SESI, na educação básica, SENAI, na formação profissional e do IEL, na capacitação empresarial, é estar sempre lado a lado com a classe empresarial e com visão voltada para o futuro, ou seja, forma hoje o profissional para a indústria que vai nascer amanhã. 

Quanto ao manifesto em defesa da educação profissional técnica lançado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), o presidente da FIERO analisa como um importante chamado para o governo federal e iniciativa privada a necessidade cada vez mais urgente de investimentos nesta área. “É fundamental a modernização. Historicamente, há cem anos havia um modelo que funcionava uma ou duas décadas, hoje, não, pois o produto precisa ser renovado, a inovação faz parte do dia a dia do SENAI, do SESI e do IEL”, pontua Thomé.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Tem início nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)